Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário
O presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, e a diretora de Políticas Sociais e Cidadania, Franciana Volpato, reuniram-se com a assessoria da Diretoria Executiva da Embrapa para reivindicarem a autoria dos técnicos e assistentes em publicações científicas.

SINPAF cobra autoria de técnicos e assistentes em publicações na Embrapa

19 de março de 2024
Por: Camila Bordinha

O presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, e a diretora de Políticas Sociais e Cidadania, Franciana Volpato, reuniram-se com a assessoria da Diretoria Executiva da Embrapa para reivindicarem a autoria dos técnicos e assistentes em publicações científicas.

De acordo com Franciana Volpato, o ACT vigente permite que técnicos e assistentes participem da autoria de pesquisas publicadas pela empresa, mas que em algumas unidades essa prática não está sendo permitida.

“Existem técnicos e assistentes com graduação, mestrado ou até mesmo com doutorado, que contribuem significativamente para o estudo, e alguns até mesmo escrevem parte do trabalho, mas não aparecem no resultado final. Essa situação acaba se tornando uma injustiça e causando frustração na própria equipe, que deixa de ganhar com isso,” explicou a diretora do SINPAF.

José João Reis, assessor da diretoria de Pessoas, Serviços e Finanças da Embrapa informou que desconhece o impedimento.  Para ele, todas as unidades da empresa “têm que ter comportamento linear, mas é preciso ver o processo todo.” O assessor solicitou que o SINPAF formalize a demanda para que possam convocar as demais áreas relacionadas à autoria de publicações e analisar onde está o problema.

A assessora da diretoria de Pesquisa e Inovação, Mariane Vidal, disse que a empresa vem, cada vez mais, buscando esse processo de colaboração com a nova diretoria. “A gente conhece algumas experiências nas UDs sobre a participação inventiva nesse processo. Há esse reconhecimento, mas realmente não sei se está ficando claro pra todo mundo, pois não tem critérios que balizem todas as unidades, e as equipes trabalham de formas muitos distintas,” explicou.

“Vamos aguardar a formalização do sindicato para que se pense em uma ação que induza e trabalhe melhor os critérios, para que seja algo mais institucional. Porque não transformar boas experiências em algo comum?, refletiu Mariane Vidal.

Para o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, é preciso prevenir para que no futuro essa situação não reflita em algum dano que seja preciso fazer reparação como, por exemplo, tem acontecido com as mulheres que participaram de grandes descobertas na humanidade.

Franciana Volpato sugeriu participar da análise e da produção dos critérios para a participação dos técnicos e assistentes nas autorias das publicações. “O SINPAF quer fazer sugestões nesse processo, caso resulte em alguma normativa para resolver o problema. É preciso fazer com que todos se sintam parte das conquistas e dos resultados,” afirmou a diretora do SINPAF. A sugestão foi vista com bons olhos pelos assessores da diretoria da Embrapa.

Leia mais