Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário
3 fotos. A principal na parte superior, o diretor de ciência e tecnologia do sinpaf, Adilson F. Mota, e o presidente do Sinpaf, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, estão em destaque.

SINPAF participa de Seminário no Instituto Lula para Debater Ciência, Tecnologia e Inovação na Relação Brasil-China

17 de junho de 2024
Por: Gisliene Hesse

Na última terça-feira, 11 de junho, o Instituto Lula promoveu o segundo seminário do ciclo “China no mundo e o Brasil”, com foco em ciência, tecnologia, inovação e investimentos chineses. O presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, e o Diretor de Assuntos Jurídicos e Previdenciários do SINPAF, Adilson F. Mota, que atualmente acumula a função de diretor da pasta de Ciência e Tecnologia do sindicato, marcaram presença no evento. O objetivo foi compreender sobre a relação Brasil-China e a cooperação entre os dois países no que se trata da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de entender como essa relação poderá impactar na pesquisa e desenvolvimento agropecuário no Brasil.

Pauta da reunião em folha do Instituto Lula

O seminário, realizado no Rio de Janeiro, contou com a participação de renomados especialistas, parlamentares, representantes sindicais e do governo brasileiro. A presidenta do Instituto Lula, Ivone Silva, deu início às discussões, destacando a importância do debate para a economia nacional.

O professor Giorgio Romano conduziu os debates iniciais, ressaltando a necessidade de entender os avanços e as lições que a China pode oferecer ao Brasil, considerando sua posição como principal parceiro comercial do país. Em sua apresentação, o professor Carlos Aguiar de Medeiros abordou as contradições inerentes a essa relação, apontando para a dependência do Brasil em commodities e a consequente desindustrialização.

“Para o SINPAF, participar desse evento é fundamental para avaliar como os futuros investimentos chineses podem afetar os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros. A presença do sindicato no seminário reforça seu compromisso em estar na vanguarda dos debates sobre ciência, tecnologia e inovação, sempre buscando entender e discutir questões cruciais para a pesquisa e desenvolvimento agropecuário e para a sua categoria”, destacou o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius.

Arte com fundo amarelo. Está escrito Brasil-China - 50 anos de relações diplomáticas parcerias para o funturo. Do lado direito superior parte do mapa da China que ficam as estrelas. Do lado esquerdo inferior parte do mapa do Brasil com as estrelas.

“Estamos aqui para compreender melhor como essa relação com a China pode colaborar com o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do Brasil. Queremos discutir os impactos positivos e negativos dessa parceria para os/as trabalhadores/as e entender como as relações internacionais podem impactar na economia brasileira. Se possível, trazer temas caros à categoria para o debate com a base do SINPAF”, afirmou Adilson Mota, Diretor de Ciência e Tecnologia do SINPAF.

Leia mais