Seção SINPAF Campinas e Jaguariúna lança ciclo de debates sobre “a Embrapa que queremos”
Por: Camila Bordinha
A Seção Sindical SINPAF Campinas e Jaguariúna vai lançar o ‘Ciclo de debates sobre a pesquisa agropecuária pública: da Embrapa que temos à Embrapa que queremos,’ a partir das 8h do dia 14 de julho (sexta-feira), no auditório da Embrapa Agricultura Digital em Campinas-SP.
O evento é presencial e quem quiser participar já pode se inscrever pelo link https://forms.gle/mND5k8kcgFKGgARX6. O auditório tem capacidade para 100 pessoas, portanto, não perca a oportunidade e faça sua inscrição agora mesmo.
De acordo com o presidente da Seção Sindical, Devanir Sebastião dos Santos, nesse momento, no qual há uma expectativa sobre o novo governo e a nova diretoria da Embrapa, o ciclo de debate dá a oportunidade aos trabalhadores e trabalhadoras, desde o assistente até os pesquisadores, de oferecer subsídios para que a Embrapa possa recuperar a sua capacidade de investimento e pesquisa voltada sobretudo à agricultura familiar, agroecologia, etc.
Conforme explicou Devanir, o evento também vai contribuir para a busca da recuperação das perdas salariais e das conquistas obtidas com muita luta do SINPAF ao longo dos anos, além de questões como o sistema ERP-SAP, que tem causado adoecimento, retrabalho e desperdício de recursos públicos. Assim como assuntos sobre a privatização e a terceirização das atividades fins da empresa.
“Se o sindicato defende a importância da Embrapa como uma empesa pública, democrática e inclusiva, acho que é fundamental a gente combater essa onda de terceirização, que infelizmente já é realidade, e exigir que haja concurso público em todos os níveis (para assistentes, técnicos, analistas e pesquisadores) e com número de vagas suficientes para suprir a necessidade de todas as unidades,” concluiu o presidente Devanir.
Este primeiro evento contará com a participação da secretária-geral da Diretoria Nacional do SINPAF, Dione Melo, que, junto com o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, João Carlos Costa Gomes, e com o professor da Unicamp, Renato Dagnino, farão uma ‘Análise do contexto atual e perspectivas da ciência e tecnologia pública” pela manhã.
À tarde, o diretor nacional de Ciência e Tecnologia do SINPAF, Mário Urchei, com a pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental, Elisa Vieira Wandelli, e com o diretor-executivo de Pesquisa e Inovação da Embrapa, Clenio Nailto Pillon, seguirão com o debate tema do evento: “Da Embrapa que temos à Embrapa que queremos.”
“Queremos construir proposições para o resgate da missão estratégica da Embrapa pública em prol do desenvolvimento territorial, do combate à fome, de outra matriz de agricultura, biodiversa, de base ecológica, que preserve o meio ambiente, que produza alimentos saudáveis e que contribua para soberania alimentar e a diminuição das desigualdades sociais e regionais do nosso país,” afirmou Mário Urchei sobre o Ciclo de Debates.
Veja a programação completa:
8h – Café da manhã
9h – Mesa de abertura
9h25 – Apresentação da programação e objetivo do evento
9h30 – Análise do contexto atual e perspectivas da ciência e tecnologia pública
Dione Melo – Secretária-Geral do SINPAF
João Carlos Costa Gomes – Pesquisador da Embrapa Clima Temperado
Renato Dagnino – Professor da Unicamp
11h – Debate e proposições
12h – Intervalo para o almoço
13h30 – Da Embrapa que temos à Embrapa que queremos
Mário Urchei – Diretor de Ciência e Tecnologia do SINPAF
Elisa Vieira Wandelli – Pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental
Clenio Nailto Pillon – Diretor-Executivo de Pesquisa e Inovação da Embrapa
15h – Debate e proposições
16h – Café
16h15 – Construção de uma agenda para o ciclo de debates 17h – Encerramento