Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário
Foto com fundo superior verde musgo. O fundo inferior em três cores de verde. Em cima do fundo temos fotos no formato polaroide. Da esquerda para a direita. Presidente da FAEE olhando o balanço de gestão e presidente do Sinpaf. Depois presidente da FAEE. Depois foto de 3 homens e depois foto do presidente. Todos três são homens brancos.

Reunião trata da reocupação de espaços nas unidades e de liberação de integrantes da FAEE e das AEEs

4 de abril de 2024
Por: Gisliene Hesse

O SINPAF e a Federação de Associações de Empregados da Embrapa (FAEE) se reuniram na tarde desta quarta-feira, 3/4, para tratar da volta dos espaços para a Seções Sindicais e das Associações dos Empregados (AEEs) da Embrapa e da liberação dos integrantes da Federação e das Associações para atuarem nessas entidades.

O presidente da Federação, Manuel Pessoa Filho, dirimiu algumas dúvidas sobre a autorização para a volta do funcionamento das Seções Sindicais e das Associações dentro das unidades da Embrapa. O presidente do SINAPF, Marcus Vinícius Sidoruk Vidal, explicou que a reivindicação do retorno dos espaços foi um pleito amplamente discutido com a nova diretoria-executiva da empresa e garantido no novo Acordo Coletivo de Trabalho.

“O processo já está funcionando. Não da forma que a gente imaginava. Está um pouco lento. Mas àquelas seções e associações que quiserem podem voltar a ocupar o espaço na forma contratual e ter a responsabilidade de manutenção do local. Entendemos que esses espaços além de serem de resistência e luta, também contribuem para a defesa da Embrapa em vários aspectos políticos e sociais”, afirmou Marcus Vinícius.

Outro tema abordado na reunião foi sobre o tempo de liberação para os membros da FAEE e das AEEs. Em 2023, o SINPAF avançou neste pleito e conquistou liberação para esses integrantes. Na Cláusula 9.4, alínea f, do Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023 ficou garantida 12 horas de expediente mensal para um membro da diretoria da FAEE e 4 horas de expediente mensal para presidentes das associações.

O presidente do SINPAF explicou todo o percurso das tratativas desta reivindicação nas mesas de negociação do ACT 2022/2023 e que houve ganhos, já que foram conquistadas horas de negociação para representantes da FAEE e das AEEs.

“Neste ano, na nova pauta do ACT estamos pleiteando tempo integral para um membro da FAEE e aumento para 12 horas para os presidentes das AEEs”, destacou Marcus Vinicius.

Confira abaixo o texto da proposta para mudança da alínea f abaixo:  

Por tempo integral, 1 (um) membro da diretoria da Federação das Associações dos Empregados da Embrapa (FAEE), com ônus pleno dos salários e encargos sociais à Empresa. Vedada a alteração da escolha antes de decorridos 6 (seis) meses da indicação e 12 (doze) horas de expediente mensal para Presidente das Associações para cumprimento de suas atividades se formalmente solicitado pela Presidência da FAEE à Embrapa, não cabendo compartilhamento da solicitação ou substituição”.

Outros temas

Mais um assunto tratado na reunião foi a comemoração dos 35 anos do SINPAF. Na oportunidade, o presidente do SINPAF convidou o presidente da FAEE para participar da Plenária Nacional do SINPAF, que ocorrerá em junho (esse será o primeiro evento da agenda dos 35 anos do SINPAF) e para participar do lançamento da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Embrapa, que ocorrerá no dia 10 de abril, no Senado Federal.

Durante a reunião, Manuel Filho também convidou o SINPAF para o “Embrapa Brasil: uma volta pelo Brasil em 7 dias, que irá ocorrer no mês de novembro, em Maceió. Por último, a reunião tratou sobre parcerias possíveis entre as partes.

O presidente da Seção Sindical Goiânia, Waltterlenne Englen, também participou da reunião.

Leia mais