Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Plenária Sudeste referenda carta de Goiânia contra Terceirização

17 de março de 2024
Por: Camila Bordinha

Adicionais de Escolaridade/Titularidade e Terceirização na Embrapa foram destacados ao longo do evento.]

Durante os dias 16 e 17 de março, as delegadas e os delegados da 26ª Plenária Regional Sudeste seguiram uma pesada agenda de discussões, que deverão ser levadas aos filiados e filiadas de suas bases.

Nos debates estiveram temas como Combate à Fome, assédios moral e sexual, Casembrapa e Ceres, adoecimento mental, terceirização da Embrapa e Acordo Coletivo da Pesagro.

Presidida pelo diretor regional Sudeste, Devanir dos Santos, a abertura da Plenária fez uma análise de conjuntura sobre a “Ascensão de extrema direita e o papel do SINPAF no combate ao Neoliberalismono Brasil.  Também compuseram a mesa Marcus Vinicius Sidoruk Vidal (presidente do SINPAF); Raimundo Suzart (CUT/SP); Leandro Horie (DIEESE/SP); e Gilmar Mauro (MST).

ADICIONAL DE ESCOLARIDADE

O presidente do SINPAF ressaltou a defesa pelo adicional de escolaridade e titularidade dos assistentes e técnicos da Embrapa. A reivindicação foi feita ao sindicato por um grupo de trabalhadoras e trabalhadores da categoria. Marcus Vinicius enfatizou que apoia “veementemente o pleito, que já compôs os anos anteriores da Pauta de Reivindicações.”

Para apoiar a iniciativa, assine a petição online no site da AVAAZ.

Marcus Vinicius também destacou a campanha do sindicato contra a Terceirização na Embrapa e a luta da Pesagro para recompor o seu ACT, que também foram temas das mesas de debates.

PRIMEIRO DIA

No período da tarde, os diretores do SINPAF Antônio Guedes (Administrativo-financeiro) e José Vicente (Secretário Geral) conduziram o debate sobre os “Desafios nas relações de trabalho (ACT, CNN, Terceirização).” A mesa contou com a participação de Andreia Galvão (IFCH/UNICAMP) e Mário Macedo Neto (Diretor de Formação Sindical do Sinergia-CUT Campinas).

Com a coordenação do diretor de Assuntos Jurídicos e Previdenciários do SINPAF, Adilson F. Mota, o conselheiro da Casembrapa, Felipe Pilger, e a assessora jurídica do SINPAF, a advogada Glaucia Costa (LBS Advogadas & Advogados), trataram sobre as questões internas dos planos de saúde Casembrapa e de previdência da Ceres.

A mesa “O combate à fome e a luta pela diminuição das desigualdades sociais e regionais”, conduzida pela diretora de Políticas Sociais e Cidadania, Franciana Volpato, foi o ponto alto dos debates do dia.

O tema contou com as apresentações de José Maria Guasman Ferraz (Grupo de Estudos de Agrobiodiversidade do Ministério do Desenvolvimento Agrário) e de Juarez Bispo Mateus (presidente da Associação de Defesa e Valorização dos Idosos Aposentados e Pensionistas de Campinas). Também participaram da mesa, com indicação de delegados e delegadas da Plenária, Roberto Martim Cardoso Junior (MST) e Elvio Aparecido Motta (Superintendente Estadual do MDA/SP).

SEGUNDO DIA

“A luta contra os assédios moral e sexual e toda forma de preconceito” abriu os trabalhos do segundo dia da Plenária Sudeste neste domingo (17/3), com a apresentação da advogada Louise Helene de Azevedo Teixeira (LBS Advogados) e condução da diretora Franciana Volpato.

E o adoecimento mental dos trabalhadores e das trabalhadoras foi tratado pelo diretor de saúde do trabalhador, Sérgio Cobel, com o representante do Diesat Roberto Xavier.

O diretor de Comunicação do SINPAF conduziu as discussões acerca da “Importância da comunicação sindical no contexto do mundo virtual: uma análise crítica,” que contou com as apresentações da secretária de Comunicação da CUT, Maria Aparecida Faria, e do jornalista do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ricardo Andrade. A mesa também contou com a participação das jornalistas do SINPAF, Gisliene Hesse e Camila Bordinha.

Os presidentes das Seções Sindicais Pesagro Campos e Pesagro Niterói, José Roberto Borges de Souza e Ricardo Silva, respectivamente, explicaram aos delegados e às delegadas sobre a situação da empresa e do acordo coletivo da categoria que já está há 22 anos sem negociação coletiva. O presidente do SINPAF, Marcus Vinicius, e o secretário geral, Zeca Magalhães, explicaram sobre o difícil processo de retomada das negociações com a empresa.

Zeca Magalhães também explicou aos participantes sobre a atuação do SINPAF no Congresso Nacional e das Câmara dos Deputados. Ele informou, ainda, que a Frente Parlamentar em Defesa da Embrapa, idealizada e articulada pelo sindicato, está marcada para ser lançada e implementada dia 10 de abril.

O diretor Jurídico, Adilson F. Mota, e a assessora jurídica do SINPAF, a advogada Lilianne Galvão, explicaram aos delegados e delegadas os pontos que deverão ser alterados nos regimentos das Seções Sindicais, após alteração do Estatuto do SINPAF, de acordo com o que foi aprovado no 13º Congresso Nacional, do SINPAF, em 2023.

COMISSÃO NACIONAL DE NEGOCIAÇÃO

Os delegados e as delegadas da 26ª Plenária Regional Sudeste elegeram os delegados Davi Regis de Oliveira (titular), da Seção Agroindústria de Alimentos, e Amadeu Pereira (suplente), da Seção São Carlos, para comporem a Comissão Nacional de Negociação do Acordo Coletivo de Trabalho do período 2024/2025.

LOCAL DA PRÓXIMA PLENÁRIA

A próxima Plenária Sudeste, em 2025, será realizada em no Rio de Janeiro (RJ).

ENCAMINHAMENTOS

As delegadas e delegados, representantes da Plenária Centro-Oeste, aprovaram por unanimidade que seja referendada a carta de Goiânia ao Governo Federal contra a Terceirização na Embrapa.

Leia a carta.

Leia mais