Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário
Reunião na Embrapa com a diretoria executiva. As pessoas estão na mesa e temos o símbolo da Embrapa em prateado em uma parede de madeira palha.

SINPAF e Embrapa inauguram diálogo sobre ACT 2024-2025

3 de abril de 2024
Por: Camila Bordinha

Na manhã desta quarta-feira (3/4), o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, e a presidenta da Embrapa, Silvia Massuha, reuniram-se para buscar uma proposta de calendário e de metodologia para a negociação coletiva deste ano. Este encontro ainda não faz parte das rodadas de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do período 2024-2025.

Silvia Massuha disse que, enfim, esta gestão da empresa poderá negociar o ACT com o sindicato desde o início, pois assumiu a diretoria em 2023 com as rodadas de negociação já em curso. “O importante para nós é o diálogo com o sindicato”, declarou a presidenta da Embrapa.

A Embrapa sugeriu que sejam feitas duas reuniões por semana a cada 15 dias e informou que enviará uma proposta de cronograma ao sindicato. A princípio, ficaram alinhados os dias 17 e 18 de abril para as primeiras rodadas de negociação.

Entretanto, o presidente do sindicato ainda irá definir estas datas com a Comissão de Negociação do SINPAF, que é formada por dois representantes da categoria por região, o que demanda uma logística de traslado.

O SINPAF propôs uma metodologia para a negociação, que consiste em a empresa apresentar as cláusulas que já são passíveis de ser acordadas, para que direcionem as discussões ao que for realmente necessário aos anseios da categoria.

“Quanto mais cedo possamos estar definindo essas cláusulas acordadas, melhor. Importante para nós é não cair em um processo demorado e poder retornar tão breve às ansiedades, desejos e expectativas das trabalhadoras e trabalhadores da categoria,” afirmou Marcus Vinicius.

Porém, a metodologia da negociação ainda não foi definida, pois a diretora de Pessoas, Serviços e Finanças, Selma Beltrão, explicou que a comissão da empresa ainda está analisando a proposta, assim como as áreas técnicas (assessoria jurídica, segurança do trabalho, de recursos humanos etc). Ela também informou que ainda não possuem nenhuma orientação específica da Sest – Secretaria de Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia.

“Fizemos o pedido de reunião e estamos aguardando. Nós consideramos que é interessante começar antes da data-base da categoria [1º de maio]”, afirmou a diretora Selma Beltrão.

Na ocasião, a supervisora de Informações Funcionais, Acadêmicas e Capacitações da Embrapa, Marina Mendes Gomes Pereira, apresentou-se ao Sindicato como a nova presidenta da Comissão de Negociação da empresa. Ela disse que está “à disposição do SINPAF e dos membros das comissões de negociações para o diálogo.”

O presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, deu as boas-vindas à nova presidenta da comissão da Embrapa e parabenizou a empresa por buscar a paridade entre homens e mulheres na composição da comissão.

CNN do SINPAF

O presidente do SINPAF, Marcus Vinicius, explicou que as eleições dos membros da Comissão Nacional de Negociação do SINPAF, que ocorrem nas Plenárias Regionais que estão sendo realizadas até maio, não é impedimento para que se comecem as rodadas de negociações do ACT 2024-2025.

“Já temos componentes que estão com seus mandatos vigentes e que irão estar presentes até a sua renovação com a eleição na respectiva Plenária Regional,” informou o presidente do Sindicato.

Participantes

Também participaram da reunião, o supervisor de Suporte Jurídico à Atividade Correcional, Antonio Nilson Rocha; a supervisora de Suporte Jurídico à Gestão Corporativa, Wina Pereira; o gerente-adjunto de Administração e Atendimento de Pessoal, Ricardo Barbosa; a técnica da Assessoria Jurídica Maria Aparecida Fernandes Borges; e a analista Jurídica do SINPAF, Lilianne Galvão.

Leia mais