Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF participa de audiência pública sobre a importância da Embrapa na Câmara dos Deputados

25 de agosto de 2023
Por: Larissa Sarmento

Nesta quinta-feira (24), o SINPAF participou da audiência pública sobre a importância da Embrapa para o desenvolvimento agropecuário nacional na Câmara dos Deputados. A sessão foi proposta pelo senador Izalci Lucas (PSDB/DF) e teve o objetivo de garantir condições orçamentárias para o funcionamento da empresa e a continuidade da pesquisa agropecuária do país.

O presidente do SIPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, ressaltou em seu discurso que a Embrapa é referência mundial na pesquisa em agricultura tropical e que ao longo dessas 5 décadas de existência contribuiu com a expansão da fronteira agrícola, com a adaptação de culturas e com o melhoramento genético. Todo esse trabalho se deve aos profissionais que compõem o quadro da empresa: pesquisadores, analistas, técnicos e assistentes.

“Mas isso só foi possível graças aos investimentos públicos. Recursos que possibilitaram a infraestrutura necessária aos seus 43 centros de pesquisa em quase todos os estados do Brasil. A Embrapa trabalha hoje com um orçamento apertado na comparação com outros países”, pontua.

O dirigente sindical reforçou ainda que é de extrema importância defender o orçamento público da empresa, pois a Embrapa pode contribuir no combate à fome no país. “O Brasil voltou ao Mapa da Fome, e temos hoje, 33 milhões de brasileiros nessa condição e cerca de 125 milhões em situação de insegurança alimentar. O momento é de reconstrução das políticas públicas que foram desmontadas nesses últimos anos e a Embrapa tem um papel importante nesse processo”, completa.

O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) que coordenou a mesa, destacou que o objetivo principal dessa audiência foi sensibilizar os parlamentares para que, sabendo da relevância da Embrapa para o andamento da produção agropecuária do país, possam conseguir mais recursos e mencionou a dependência das emendas parlamentares para fechar as contas da empresa.

“A Embrapa é referência no mundo todo, mas isso tem que ser traduzido com recurso, não se faz pesquisa sem investimento. Se temos uma economia pujante no agro devemos isso a Embrapa e precisamos reconhecer isso. Temos que buscar mecanismos para que a empresa possa sobreviver com orçamento, sem precisar ficar aqui todo ano com o pires na mão tentando convencer os parlamentares, e o próprio governo da importância de colocar mais recurso”, argumenta.

Participaram também da audiência: a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; o secretário-adjunto da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), Pedro Neto; a diretora de Pessoas, Serviços e Finanças da Embrapa, Selma Beltrão e o diretor-executivo de Governança e Gestão da Embrapa, Alderi Emídio de Araújo.

Assista a audiência na íntegra:

Leia mais