Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF se reúne com Embrapa para acertar retorno das Seções Sindicais para as dependências da empresa

28 de julho de 2023
Por: Camila Bordinha

Nesta sexta-feira (28), a Diretoria Nacional do SINPAF se reuniu com gestores da Embrapa para negociarem o retorno das Seções Sindicais para as unidades descentralizadas e para a sede da empresa.

De acordo com o chefe geral da Embrapa Algodão e futuro diretor de Governança e Gestão, Alderi Emídio de Araújo, a nova diretoria executiva da empresa tem um novo entendimento sobre “o importante serviço prestado pelo SINPAF com os empregados.” “Queremos mais diálogo com o sindicato, numa convivência democrática, participativa e de negociação,” afirmou Alderi Araújo.

O gerente-geral de Infraestrutura e Sustentabilidade da Embrapa, Marcos Xavier, explicou que a antiga determinação para despejo das Seções será revogada e deverá ser celebrado um contrato de aluguel com a Diretoria Nacional do SINPAF que garantirá que as seções, caso seja o interesse delas, possam retornar ou manterem-se dentro das unidades da empresa.

Xavier disse também que, apesar de existir o Decreto 99.509, de 5 de setembro de 1990, que veda o comodato (modalidade que permite o uso gratuito de imóveis e espaços públicos), a locação não é proibida. “Consultamos nosso jurídico sobre a questão legal e foi identificado que não há impedimento, mas que é sim uma decisão discricionária da gestão,” informou.

Entre as sugestões apresentadas pelo gerente de Infraestrutura e Sustentabilidade está a inclusão dessa negociação no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que já está na pauta de reivindicações da categoria, como lembrou o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal.

Marcus Vinicius contextualizou a situação do despejo das Seções Sindicais e da luta do Sindicato para retorná-las para os locais onde estão as trabalhadoras e os trabalhadores.

“A Embrapa está em vários locais afastados de cidades, em áreas rurais, que sequer possuem imóveis nos quais o Sindicato possa alugar. Portanto, ocupamos as instalações da empresa há 34 anos, desde que o SINPAF foi criado, e pagamos aluguel desde então. Somos um espaço de resistência e luta, mas também contribuímos para a defesa da Embrapa em vários aspectos políticos e sociais. A presença do sindicato no interior das unidades ajuda a resolver problemas e superar conflitos trabalhistas,” afirmou o presidente do SINPAF.

“Estamos em um novo momento, no qual esse passado sombrio ficou para trás. Precisamos somente que a história seja lida para que não cometamos mais os erros desse passado,” concluiu o futuro diretor de Governança e Gestão da Embrapa, Alderi Emídio de Araújo.

A Diretoria do SINPAF viu com bons olhos a proposta da empresa e, conforme negociado na reunião, fará o levantamento das Seções Sindicais que desejam retornar para dentro da Embrapa. Também analisará a minuta de aluguel com as Seções Sindicais, para que o contrato seja celebrado com a empresa.

Também participaram da reunião o diretor Administrativo-financeiro do SINPAF, Antônio Aparecido Guedes; a diretora de Mulheres e presidente da Seção Sindical Sede, Mirane Costa; o diretor de Relações Institucionais, Zeca Magalhães; e o supervisor de Gestão de Ativos e Imobiliários da Embrapa, Sérgio Brunali.

Leia mais