Sem proposta de índice, SINPAF e Embrapa seguem acordando cláusulas para o ACT 2023-2024
Por: Camila Bordinha
Na rodada de negociação realizada hoje, 3 de julho, o SINPAF e a Embrapa seguiram a metodologia combinada na última reunião, por meio da qual continuarão acordando todas as cláusulas do acordo vigente, que não sofreram proposta de mudança na pauta da categoria. Ao todo, foram acordas 8 cláusulas parcialmente e 6 na íntegra.
O sindicato iniciou a reunião questionando a empresa sobre a ausência de uma proposta de índice para negociação e reforçou a defasagem do auxílio alimentação, que não tem recomposição desde 2017. De acordo com estudo do Dieese, esse déficit no tíquete é de 37,55%.
Além disso, o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, também manifestou indignação pela falta de resposta da Embrapa quanto à liberação dos membros da Comissão Nacional de Negociação (CNN) do sindicato.
“Encaminhamos uma carta para que os membros sejam liberados dos seus postos de trabalho nos dias de rodada de negociação, porém, a empresa não nos deu nenhum retorno. Os membros da CNN estão participando voluntariamente e muitos não têm liberação garantida,” explicou Marcus Vinicius.
A negociação continuará na manhã desta terça-feira, 4 de julho.