Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF reforça conquistas do ACT e transporte coletivo em visita à Embrapa Amazônia Ocidental

22 de março de 2023
Por: Camila Bordinha

A Diretoria Nacional do SINPAF visitou, na segunda-feira (20), a unidade da Embrapa Amazônia Ocidental, que fica em Manaus, capital do Amazonas.

Na ocasião, o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, exaltou os avanços da negociação coletiva com a Embrapa para o Acordo Coletivo de Trabalho 2022-2023.

“Sem a confiança e apoio de vocês [trabalhadores e trabalhadoras], não teríamos conseguido esse resultado no nosso acordo. Pois não foi fácil insistir em 19 rodadas de negociação com a gestão Moretti, que atendia a um governo antitrabalhador. Mas felizmente, diante da postura da Comissão Nacional de Negociação, que teve atuação firme, com paciência e estratégia, e a mudança do cenário político brasileiro, culminamos nesse avanço para a categoria, ”, afirmou Marcus Vinicius.

Ele também parabenizou a Seção Sindical Amazonas pelo sucesso na ação jurídica que obrigou a Embrapa e retornar com os transportes coletivos na unidade.

O vice-presidente da Seção Sindical Manaus, Jasiel Nunes, explicou que somente um sindicato forte é que pode representar os trabalhadores e as trabalhadoras em busca de avanços, como os trazidos pelo ACT 2022-2023, e conquistas como a ação dos transportes na unidade.

“E o sindicato é feito por trabalhadores, nós somos a base desse sindicato forte. E precisamos que mais trabalhadoras e trabalhadores estejam unidos e filiados ao SINPAF para continuarmos tendo sucesso nas nossas lutas,” disse Jasiel Nunes.

Também participaram da comitiva que visitou a unidade, a presidente da Seção Sindical Amazonas, Simone Alves; o diretor de Relações Institucionais, Zeca Magalhães; o diretor administrativo-financeiro, Elanderson Soares Lima; a diretora de Políticas Sociais e Cidadania, Ilmarina Menezes; a diretora Regional Centro-Oeste, Mirane Costa; o diretor Regional Nordeste, Orlando Oliveira;  o diretor da Seção Sindical Tocantins, Clênio Araújo; e as diretoras da Seção Sindical Solos e da Seção Manaus, Andrea Matos e Elisa Vieira Wandelli.

Veja as fotos da visita:

20230320_140955

*CAMPOS EXPERIMENTAIS RIO DO URUBU E CALDEIRÃO*

O presidente nacional do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, o vice-presidente da Seção Sindical Amazonas, Jasiel Nunes, seguiram em visita aos Campos Experimentais Rio do Urubu e Caldeirão, que ficam, respectivamente, há 142 km e 60 km de Manaus-AM.

Além de conversar com as trabalhadoras e os trabalhadores e retirar dúvidas sobre os Acordos Coletivos mais recentes, os sindicalistas também aproveitaram para ver mais de perto como estão as condições de trabalho nesses locais, que ficam tão distantes da capital do estado.

“O nosso trabalho principal está aqui, diretamente com a nossa base, nos aproximando, ouvindo seus anseios e sugestões e identificando de perto como está a qualidade do ambiente de trabalho. Esse é o sindicalismo de raiz que temos desenvolvido desde que assumimos o sindicato, mesmo diante da pandemia que nos afastou por tanto tempo, e é algo que vamos reforçar ainda mais nos próximos tempos,” afirmou Marcus Vinicius.

No Rio do Urubu, os trabalhadores e as trabalhadoras desenvolvem pesquisas com a cultura do dendê, assim como a extração do óleo e biodiesel, além de abrigar a mais completa coleção de germoplasma de dendê e caiaué do continente americano. Já em Caldeirão, são desenvolvidas pesquisas para a agricultura familiar nos ecossistemas de várzea e de terra firme, com a produção sustentável de mandioca, frutas, guaraná, grãos, hortaliças e seleção de espécies florestais para produção de energia para atendimento ao setor oleiro do município.

Uma parte da comitiva também acompanhou as visitas no Campo Experimental Caldeirão: a presidente da Seção Amazonas, Simone Alves; o diretor administrativo-financeiro nacional, Elanderson Soares Lima; a diretora nacional de Políticas Sociais e Cidadania, Ilmarina Menezes; e a diretora da SS Solos, Andrea Matos,

Veja as fotos da visita em Caldeirão:

WhatsApp Image 2023-03-22 at 11.39.56

Veja as fotos da visita ao Rio do Urubu:

5 - 20230321_133841
Leia mais