Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Hoje é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

28 de abril de 2016
Por: Rogério Rios

O dia 28 de abril é destinado à Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nesta data, portanto, entidades sindicais do mundo inteiro reservam suas atividades para lembrar das pessoas que tiveram suas vidas ceifadas ou drasticamente modificadas por acidentes, doenças e mortes causadas pelas péssimas condições de trabalho.

Nesta quinta-feira (28/4), também lembramos os graves ataques aos direitos dos trabalhadores e a ameaça de terceirização, que promete precarizar ainda mais as relações laborais e a saúde do trabalhador.

No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cinco milhões de acidentes laborais ocorreram entre os anos 2012/2013. Além dos custos sociais irreparáveis, as despesas médicas, os benefícios previdenciários acidentários e as pensões por mortes e invalidez chegam a atingir um custo anual de R$71 bilhões.

A data

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho surgiu no Canadá, por iniciativa do movimento sindical, como ato de denúncia e protesto contra as mortes e doenças causados pelo trabalho, espalhando-se por diversos países. Esse dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969.

Em 2003 a Organização Internacional do Trabalho, consagrou a data para reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho.

 

Fonte: Com informações da CUT

Leia mais