Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Formação Sindical do SINPAF na Região Centro-Oeste encerrou nesta quinta-feira

15 de julho de 2016
Por: Rogério Rios

Finalizou, na tarde desta sexta-feira (15/7), a Formação Sindical do SINPAF, em Brasília, sobre negociação coletiva e direito de greve.

Durante o encerramento, o Diretor de Formação Sindical, Carlos Bernardi, falou sobre a importância da participação, principalmente, dos dirigentes sindicais iniciantes na luta. Para ele, em algum momento, alguns passarão pelas circunstâncias de negociação coletiva e devem estar preparados para o momento.

“A base se renova e é preciso crescer e ficar forte. Quanto mais informação e conhecimento a gente puder disseminar para os nossos filiados e dirigentes, mais forte vai ser a nossa capacidade de organização e de luta”, disse o diretor.

De acordo com o presidente do SINPAF, Julio Guerra, nos últimos tempos têm ascendido novos dirigentes sindicais. “O processo de formação sindical funciona como um ‘tempero’, porque não basta ter vontade, também é conhecimento. Este é apenas o primeiro passo de muitos que serão dados por este grupo na formação sindical”, afirmou Julio.  

O filiado ao SINPAF, de Rondônia, Tiego Costa, falou sobre sua experiência durante a formação: “Eu pude aprender um pouco mais sobre os nossos direitos e como aplicar esses conhecimentos na prática nos momentos de greve, de paralização e de luta por melhorias nos nossos direitos como trabalhadores”, explicou o filiado.

Outro participante do curso, Zilmar Ribeiro, que faz parte da Seção Sindical Pantanal, em Corumbá (MS), achou a inciativa da Diretoria Nacional muito boa. “Recebemos informações que muitas pessoas não tinham, principalmente as pessoas mais novas que estão começando no movimento, que serviu para embasar e esclarecer dúvidas sobre a condução de um Acordo Coletivo de Trabalho e do direito de greve”, explicou Zilmar.

 

Leia mais