Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Dia Internacional da Mulher: SINPAF debaterá situação das trabalhadoras em Assembleia Geral

6 de março de 2017
Por: Rogério Rios

No próximo dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher), às 8h, o SINPAF promoverá Assembleia Geral em suas Seções Sindicais para deliberar sobre as mobilizações contra a Reforma da Previdência (PEC 287), com destaque para os prejuízos aos direitos históricos das trabalhadoras propostos pelo Governo Federal. Para as empregadas na Embrapa, as assembleias também promoverão um ato de repúdio à postura da diretoria da empresa por não resolver a exigência do intervalo intrajornada de 15 minutos para as mulheres, previsto no artigo 384 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 287) iguala a idade e o tempo de contribuição para aposentadoria entre homens e mulheres. Dessa forma, um direito histórico das trabalhadoras, conquistado com luta, que é a aposentadoria cinco anos antes dos homens está diretamente ameaçado pelo Governo.

Prejuízos – De acordo com um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), nesta segunda-feira (6/3), ‘as mulheres trabalham em média 7,5 horas a mais que os homens por semana. Em 2015, a jornada total média das mulheres era de 53,6 horas, enquanto a dos homens era de 46,1 horas. Em relação às atividades não remuneradas, mais de 90% das mulheres declararam realizar atividades domésticas – proporção que se manteve quase inalterada ao longo de 20 anos, assim como a dos homens (em torno de 50%)”. Clique aqui para ler o estudo completo

A Diretoria Nacional do SINPAF ressalta a importância da participação de todos os filiados e, principalmente, das trabalhadoras nas Assembleias Gerais para discutir as ações que o Sindicato deverá desenvolver sobre os assuntos.

Leia o Edital das empresas Codevasf, Emepa, Pesagro e Emparn e o Edital para os trabalhadores da Embrapa

Leia mais