Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

História

Desde 1989 representando trabalhadores de pesquisa e desenvolvimento agropecuário.

Conheça nossa história de pioneirismo.

Entre em contato

O COMEÇO
Era junho de 1989 quando um grupo de trabalhadores fundou o SINPAF – Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário. O objetivo daquele grupo de trabalhadores da Embrapa era criar uma entidade que os representasse, os trabalhadores de pesquisa e desenvolvimento agropecuário.

A criação foi possível somente com a Constituição de 1988, quando o Brasil havia acabado de sair do Regime Militar, onde a inflação medida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) atingia um índice de 1.700% e a moeda em vigor era o Cruzado Novo. Naquela época, o brasileiro estava reaprendendo a ter seus direitos garantidos.

GREVE E RESULTADO
O SINPAF começou a atuar e logo nos seis meses iniciais organizou a primeira greve dos trabalhadores da Embrapa por melhoria salarial. Com os resultados positivos alcançados, o Sindicato chamou atenção de outras categorias, como as das áreas de desenvolvimento agropecuário, fomento e abastecimento e tornou-se também sindicato dos trabalhadores da Codevasf, distritos de irrigação, Pesagro, Emepa e Emparn. Hoje atua defendendo os interesses de todas essas instituições.

EM DEFESA DA EMBRAPA E CODEVASF
Outro momento de destaque para os trabalhadores foi quando, em 2000, o SINPAF lutou para manter a existência da Embrapa e da Codevasf, ameaçadas pela PEC nº 20, do governo FHC. Essa PEC previa a extinção de empresas públicas dependentes do Tesouro Nacional. A luta foi grande mas vitoriosa. Passados oito anos a entidade teve que combater outra ameaça: o projeto de lei complementar 222/08, o qual autoriza a abertura de capital da Embrapa. O Sindicato lutou junto com a categoria e conseguiu manter a Embrapa como empresa pública, mas continua bem atento, porque a matéria, de autoria do senador Delcídio Amaral, ainda tramita na Câmara, embora contenha vício de origem. O SINPAF, com isso, reafirma seu compromisso em continuar defendendo os trabalhadores da Embrapa e da Codevasf.

Memórias do SINPAF

Receba notícias direto em seu e-mail:
assine nosso informativo

31 de janeiro de 2024

Spalhaphatos | Janeiro

SINPAF Diretoria Nacional

SDS BLOCO A - Nº 44 - CENTRO COMERCIAL BOULEVARD CENTER - SOBRELOJA 11/15

CEP: 70391-900 - Brasília/DF
sinpaf@sinpaf.org.br
(61) 2101-0950 / (61) 2101-0966

Entre em contato

SINPAF Diretoria Nacional

SDS BLOCO A - Nº 44 - CENTRO COMERCIAL BOULEVARD CENTER - SOBRELOJA 11/15

CEP: 70391-900 - Brasília/DF
sinpaf@sinpaf.org.br
(61) 2101-0950 / (61) 2101-0966