SINPAF adere ao movimento pela ciência e tecnologia pública e assina o manifesto em defesa das universidades, institutos e empresas públicas de pesquisa

Por: Diretoria Nacional em Quinta, 10 Junho 2021 | Categoria: Notícias gerais

A Direção Nacional do SINPAF, por intermédio da Diretoria de Ciência e Tecnologia, aderiu ao Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública (MCTP) sendo um dos signatários do Manifesto/2021 do movimento. A adesão tem como objetivo fortalecer iniciativas em defesa das instituições públicas de ensino e pesquisa e ocorre em sintonia com a campanha permanente em defesa da Embrapa Pública, Democrática e Inclusiva.

O MCTP foi criado no final de 2015, em reação ao Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, devido, entre outros fatores, ao caráter privatista do conhecimento gerado a partir de pesquisas realizadas com recursos públicos. Em março de 2016 foi lançado o Manifesto do Movimento, documento que aponta os aspectos nocivos do referido Marco.

Vários eventos foram realizados a partir desse debate e agora o MCTP lança um novo Manifesto, reforçando seu posicionamento contra a privatização de universidades, dos institutos e empresas públicas de pesquisa e do conhecimento, bem como a defesa da quebra de patentes, e da democracia e liberdade de expressão nas instituições públicas.

Clique aqui e leia a íntegra do manifesto. É importante ressaltar que o manifesto está aberto a adesões de entidades, grupos de pesquisa e pessoas físicas. O lançamento oficial ocorreu dia 30 de abril. Clique aqui e assista ao lançamento!

 

PARTICIPE DA LIVE NESTA QUINTA-FEIRA, ÀS 19!

O Movimento pela Ciência e Tecnologia (MCTP) convida para o evento que acontece nesta quinta-feira, 10, às 19 horas. Acompanhe pelo canal da ADunicamp no YouTube, no link https://www.youtube.com/watch?v=NcmvTMnNUA8.

O debate vai tratar da privatização do conhecimento e integra a programação de atividades de lançamento do novo Manifesto do MCTP. Confira o documento na íntegra em https://ctpublica.wordpress.com/