Notícias Sinpaf
SINPAF intensifica defesa de trabalhadoras e trabalhadores e das pesquisas na UEP Parnaíba e Embrapa não apresenta justificativa para desmonte

Em mais uma tentativa de diálogo com a Embrapa, para interromper o processo de desmonte da Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) Parnaíba, no Piauí, diretores do SINPAF reuniram-se, virtualmente, com o Diretor Executivo de Gestão Institucional, Tiago Toledo Ferreira, nesta quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021.
O diretor da empresa, por sua vez, não apresentou justificativas técnicas para o esvaziamento da unidade e reafirmou que a Diretoria Executiva da Embrapa irá continuar com o processo de transferência de 26 trabalhadoras e trabalhadores da UEP Parnaíba para a Embrapa Meio-Norte, em Teresina-PI.
Pesquisadores locais, inclusive, já formalizaram via SEI a inviabilidade de continuação dos projetos de pesquisa em andamento, caso as transferências sejam concretizadas. Ou seja: a UEP Parnaíba vai parar!
No discurso do gestor, o processo implantado visa fortalecer a unidade. Por essa lógica, desmontar e inviabilizar a UEP tornaria suas ações e pesquisas mais fortes e mais presentes. Um verdadeiro sofisma, um argumento equivocado!!!
Para fortalecer a Unidade de Execução de Pesquisa não cabe promover transferência de pessoal, esvaziamento, corte de pesquisas, fechamento de laboratórios. Ou seja, não cabe o que está se tentando fazer hoje com essa unidade.
A quem a Embrapa busca convencer com esse discurso contraditório? Não há outra palavra para o que está acontecendo na UEP senão o DESMONTE, sim!
Com a esperança de encaminhar uma solução realista e amparada em bases democráticas, o SINPAF encaminhou mais uma carta para Diretoria Executiva da Embrapa, em que solicita atitudes da empresa para a resolução do impasse:
1- Suspensão imediata das transferências de pessoal da unidade;
2- Acesso ao estudo técnico (que a empresa diz ter realizado para executar o que chama de "reestruturação" da unidade); e
3- A formação de uma Comissão composta pelo Sindicato, representantes da empresa, de trabalhadoras e trabalhadores, produtores locais, parlamentares e da sociedade civil organizada.
Além dessas propostas, o SINPAF aguarda também por respostas plausíveis e coerentes:
Onde estão os estudos técnicos que amparam as justificativas de DESMONTE DA UEP PARNAÍBA?
Por que a falta de diálogo da Chefia da Embrapa Meio-Norte com o sindicato?
Por que inviabilizar projetos de pesquisa já em andamento que beneficiam a comunidade local?
Por que os produtores locais e a sociedade não foram ouvidos pela Diretoria da Embrapa?
A Diretoria Nacional do SINPAF e a diretoria da Seção Sindical Parnaíba continuam na defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores e, além disso, na luta pela manutenção das pesquisas que são fundamentais para o desenvolvimento e progresso da comunidade local.
Leia abaixo as últimas notícias sobre o Desmonte da UEP Parnaíba e entenda melhor todo o processo que se arrasta desde 2019:
SINPAF participa de sessão na Câmara de Parnaíba para denunciar desmonte da UEP da Embrapa na cidade
SINPAF denuncia desmonte e transferências compulsórias na UEP da Embrapa em Parnaíba
Desmonte da UEP Parnaíba: chefe-geral da Embrapa Meio-Norte quer transferir 55% dos trabalhadores
Embrapa Meio-Norte descumpre determinações da presidência e continua desmonte da UEP Parnaíba