Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Veja as últimas informações sobre a 24ª Plenária Regional Centro-Oeste do SINPAF

7 de maio de 2022
Por: Rogério Rios

Na continuação da 24ª Plenária Regional Centro-Oeste, na tarde deste sábado (7), as discussões, debates e palestras se intensificaram com a apresentação do Dieese sobre negociação coletiva. Também foram escolhidos os representantes da Comissão Nacional de Negociação do ACT Embrapa 2022-23, e definida a cidade para a realização da próxima plenária.

 

NEGOCIAÇÃO COLETIVA

A supervisora técnica do Dieese, Mariel Lopes, apresentou levantamentos sobre os índices econômicos e as negociações coletivas dos últimos anos, assim como analisou as perdas devido à falta de recomposição dos últimos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) da Embrapa.

Um dos pontos abordados foi a alta variação da cesta básica no último ano, que ficou acima da inflação nas 17 capitais analisadas no último estudo do Dieese, chegando a custar mais de R$ 800. Como o salário mínimo hoje é de R$1.212, esta alta chegou a 30% em algumas cidades. 

Durante o debate, foram abordadas outras questões que devem ser observadas além do reajuste salarial. Para Igor Alexandre da Seção Sindical Pantanal, estão acontecendo muitos problemas dentro da Embrapa que pioram as condições de trabalho como a sobrecarga de serviço, a falta de equipe e o desvio de função. Na visão do delegado isso se deve à política de desmonte da empresa. 

Para o diretor de Ciência e Tecnologia, Mário Urchei “estamos em um momento que não é democrático em nosso país” e que não é propício ao diálogo e debate para a classe trabalhadora.  O ideal, segundo ele, seria unificar as reivindicações com outras categorias de empresas públicas brasileiras, pois assim a pauta seria fortalecida.

 

REPRESENTANTES DA CNN

Como é deliberado em todas as plenárias regionais, as delegadas e os delegados da Região Centro-Oeste elegeram os seus representantes na Comissão Nacional de Negociação (CNN) do SINPAF para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Embrapa 2022-23.

Veja os nomes:

Titular: Mirane Costa, presidenta da Seção Sindical Embrapa Sede (DF)

Suplente: Silvia Mara, presidenta da Seção Sindical Dourados (MS)

 

PRÓXIMA PLENÁRIA

A próxima plenária será realizada na cidade de Bonito (MS), em 2023, conforme definido pelos/as delegados/as que participaram da 24º Plenária Regional Centro-Oeste.

Leia mais