Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Trabalhadores da Embrapa se mobilizam em todo Brasil por valorização da categoria

8 de setembro de 2022
Por: Rogério Rios

A Diretoria Nacional do SINPAF e a Comissão Nacional de Negociação (CNN) do SINPAF convocam todos os trabalhadores e trabalhadoras da Embrapa para o Dia do Basta. Será um grande ato nacional que ocorrerá no dia 23 de setembro em Brasília e em todas as Seções Sindicais do país.

O objetivo da mobilização é pressionar a empresa para que apresente um índice econômico de reajuste salarial para a categoria e para que olhe as reivindicações que estão sendo negligenciadas.

Diga Basta! 

Basta de enrolação na negociação do ACT, basta de burocracia, de não ter orçamento para fazer pesquisas, basta de perder tempo com sistemas inúteis como o ERP-SAP, basta de reestruturações que não resolvem nada, basta de desrespeito com as trabalhadoras e trabalhadores.  

Vamos dar um basta e protestar por tudo que está engasgado!

No Dia do Basta, vai acontecer a 12ª rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho com a Comissão de Negociação da Embrapa.

A ideia é que a categoria siga mobilizada na porta da Embrapa e nas seções sindicais enquanto os membros da CNN do SINPAF negociam as cláusulas não acordadas e cobram o índice de recomposição salarial.

Segundo a presidenta em exercício, Dione Melo, a categoria não pode mais ficar parada esperando uma proposta de índice da empresa. “Os trabalhadores e trabalhadoras da Embrapa exigem respeito. Sabemos que a empresa gasta milhões com projetos inexequíveis para uma falsa modernização, criando mais burocracia ao trabalho, sucateia as pesquisas, e na hora de valorizar o trabalhador, que é a força principal da empresa, não consegue apresentar uma proposta”, defende.

No Distrito Federal, a mobilização se dará a partir das 7h30, e ficará até o final da negociação com a empresa, que está prevista para começar às 8h30. Os trabalhadores e as trabalhadoras estarão reunidos na porta da Sede da Embrapa com carro de som, distribuição de materiais de divulgação e faixas.

As seções sindicais devem programar ações locais para o Dia do Basta. Tais ações podem incluir realização de assembleias, atos de rua, distribuição de alimentos ou qualquer outro ato que os representantes sindicais acharem conveniente. A ideia é chamar a atenção da categoria, da imprensa e da sociedade sobre a situação da Embrapa e da falta de respeito com trabalhadoras e trabalhadores, que estão há meses esperando um posicionamento da empresa quanto às reivindicações presentes no ACT.

A mobilização será transmitida ao vivo pela TV SINPAF. Serão mostradas as manifestações organizadas pelas seções sindicais de todas as regiões. 

O link será disponibilizado para os dirigentes sindicais que se organizarem previamente, para que possam entrar ao vivo e mostrar como está a mobilização de sua unidade, na rua, ou no local onde estiver programada a ação.

Orientações para a organização dos atos pelos dirigentes sindicais serão enviadas aos e-mails das seções sindicais.

O trabalhador está cansado de esperar! Participe e diga Basta para a enrolação da Gestão Moretti!

Leia mais