Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Trabalhadores da Codevasf aprovam proposta de acordo coletivo com reajuste de 8,28%

5 de setembro de 2016
Por: Rogério Rios

Por maioria dos votos, os trabalhadores da Codevasf aprovaram em Assembleias Gerais, realizadas entre os dias 30/8 e 2/9, a proposta de reajuste apresentada pela empresa, de 8,28% para o salário e 9,28% para as demais cláusulas econômicas.

De acordo com o presidente do SINPAF, Julio Guerra, a Diretoria Nacional não concorda com o índice de 8,28%, que está abaixo da inflação, mas respeita a decisão das Seções Sindicais e dos trabalhadores.

As cláusulas sociais vão permanecer ACT revisando, com exceção das seguintes negociações:

Proteção à Maternidade / Paternidade: o avanço foi no abono de 2 horas na jornada diária de trabalho de 8 (oito) horas, sendo estes concedidos em dois intervalos de 1 (uma) hora, cujo horário de gozo ficará a critério da lactante, para amamentação do próprio filho até que este complete 1 (um) ano de idade.

Licença Paternidade: aumento da licença paternidade para 15 dias, além dos 5 (cinco) dias estabelecidos pela CLT, mediante apresentação de certidão de nascimento.

Licença para Adoção: a licença do pai adotivo será igual ao do pai biológico, desde que a criança tenha até 12 (doze) anos de idade.

Abono da paralisação: na Ata da 8ª rodada de negociação ficou acordado entre o SINPAF e a Codevasf que a empresa abonará a falta dos trabalhadores que participaram da paralisação promovida pelo SINPAF no dia 21 de junho de 2016.

Assinatura do ACT 2016/2017: a assinatura do Acordo Coletivo está prevista para esta semana. Logo após o fechamento oficial da proposta, o SINPAF divulgará a íntegra do documento já assinado pelas partes.

Leia mais