Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SS Agrobiologia promove formação sindical em Comunicação

22 de novembro de 2016
Por: Rogério Rios

Equipe do 1º Curso de Comunicação Sindical da SS Agrobiologia Crédito: Raquel d’Ávila/SS Pantanal

Curso aberto às Seções Sindicais é ministrado em Seropédica-RJ

Camila Bordinha

A Seção Sindical Agrobiologia, que fica em Seropédica-RJ, promoveu, nesta segunda-feira (21/11), o curso “Comunicação Sindical: do Jornal às Mídias Digitais”, ministrado pela jornalista Cláudia Santiago Giannotti, do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC).

De acordo com a presidente da Seção Sindical (SS), Carmelita do Espírito Santo, a formação em comunicação sindical foi pensada ainda durante os planos de trabalho para a campanha eleitoral de sua chapa.

“Nossa Seção precisava de uma estrutura de comunicação, que era precaríssima. No começo, até pensamos em usar algumas ferramentas, como facebook, e-mail e whatsapp, só que não conseguimos implantar por causa do nosso desconhecimento sobre o trabalho do jornalista ou da própria ideia de como é a comunicação sindical”, explicou.

A presidente contou que, após constatar a deficiência, em uma das primeiras reuniões após eleita, a diretoria resolveu que a formação sindical da Seção se daria pela Comunicação.

NACIONAL – Ampliando o leque da formação local, o primeiro curso em Seropédica aconteceu em um evento aberto para dirigentes de todas as Seções Sindicais do SINPAF e também contou com a presença da diretora Nacional de Comunicação do Sindicato, Márcia Cristina de Faria.

“Apostar na Comunicação é apostar em uma habilidade que vem sendo exigida cada vez mais nas relações trabalhistas. O meio sindical, em particular, precisa aprimorar seu diálogo com a base, pois as empresas já se especializaram e conseguem fazer com que seu discurso chegue muito rápido aos trabalhadores. Nós, dirigentes sindicais, temos que romper essa barreira. A SS Agrobiologia está de parabéns pela iniciativa e eu agradeço pela oportunidade de ter participado do curso, que foi extremamente produtivo”, disse a diretora.

CONTEÚDO – Durante o evento, os participantes tiveram uma abordagem teórica sobre alguns veículos da mídia nacional e fizeram exercícios práticos para a produção de um boletim informativo, utilizando algumas das regras e normas do jornalismo profissional.

“Foi muito bom e, com os exercícios que fizemos aqui, a gente já conseguiu determinar as bases do nosso primeiro boletim. Começamos com o pé direito e vamos seguir em frente”, concluiu a presidente da SS Agrobiologia. 

Além dos dirigentes e filiados da própria Seção Sindical e da diretora Nacional de Comunicação, também participaram do evento dirigentes e filiados das Seções Sindicais Florestas, Agroindústria de Alimentos e Pantanal.

 

Leia mais