Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF vai ao Senado contra o desmonte da Codevasf e em defesa de seus/suas trabalhadores/as

19 de maio de 2022
Por: Rogério Rios

A Comissão Nacional de Negociação (CNN) do SINPAF com a Codevasf passou a tarde de terça-feira, 17 de maio, no Senado Federal, encontrando-se com parlamentares, para conquistar apoio político e suprapartidário para as pautas que tangem a empresa e seus trabalhadores e trabalhadoras.

Além do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2022-2023, os membros da comissão reivindicam a recomposição do orçamento próprio da empresa na Lei Orçamentária Anual (LOA), que deve entrar na pauta do Congresso Nacional nos próximos meses.

Entre os assuntos tratados pela CNN com os senadores e seus assessores, o destaque foi a defesa contra o desmonte da Codevasf como empresa pública, frente aos diversos escândalos divulgados pela imprensa, causados pelo aparelhamento político da empresa, assim como o desvio de sua missão, que é o desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.

De acordo com o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, esses problemas prejudicam o pleno exercício das funções das trabalhadoras e dos trabalhadores do quadro efetivo perante a sociedade.

“A situação também afeta a sua saúde deles, visto que já estão sobrecarregados diante da duplicação das áreas abrangidas pela empresa e não há reposição de todos/as os/as trabalhadores/as desligados. Isso tudo associado às perdas salariais, devido a Lei Complementar 173/2020, que vedava qualquer reajuste nas negociações coletivas das empresas estatais até o ano passado, e à falta de reajuste no auxílio alimentação, que já está há 6 anos defasado”, explicou o dirigente sindical.

A CNN reuniu-se com o senador Marcelo Castro (do MDB-PI) e conversou com o senador Paulo Paim (PT-RS), assim como com os assessores parlamentares e chefes de gabinetes dos senadores Jacques Wagner (PT-BA), Otto Alencar (PSB-BA) e Carlos Viana (PL-MG).

Participaram da visita ao Senado, além do presidente nacional do SINPAF,  Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, os membros da CNN: Osmar Santos da Silva da Seção Sindical Montes Claros (1ª SR), Antônio Wilson Lelis Costa da Seção Sindical Bom Jesus da Lapa (2º SR), Paulo José da Silva da Seção Sindical Petrolina (3ª SR), Jorge Menezes Vidal da Seção Sindical Aracaju (4ª SR), José Reginaldo Dias Junior da Seção Sindical Penedo (5ª SR), Hércules Silva de Moraes da Seção Sindical Juazeiro (6ª SR), Celso Torres da Paz da Seção Sindical Teresina (7ª SR) e José Roberto da Seção Sindical Codevasf Sede.

CNN com o senador Paulo Paim (PT-RS),

 

Leia mais