Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF repudia a postura da Embrapa pelo impedimento do exercício da representatividade sindical

13 de abril de 2016
Por: Rogério Rios

A Diretoria Nacional do SINPAF vem a público repudiar com veemência a postura da Embrapa e da chefia da unidade Sete lagoas pelo impedimento do exercício da representatividade sindical.

Os delegados da Seção Sindical Sete Lagoas, legalmente eleitos para representarem os trabalhadores, não conseguiram liberação para participar da Plenária Regional Sudeste, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 12, 13 e 14 deste mês.

As plenárias regionais do SINPAF são instâncias deliberativas para viabilizar a tomada de decisões políticas, econômicas ou técnicas que dizem respeito aos trabalhadores.

De um total de 40 Seções Sindicais do SINPAF, que compõem a base da Embrapa, apenas os delegados da Seção Sete Lagoas foram impedidos de participar. O ato soa como perseguição ou medidas de retaliação contra a atuação dos dirigentes locais, que exigem tratamento digno aos trabalhadores dessa unidade.

A decisão da Embrapa é inconsequente e atentatória contra os trabalhadores e a história do movimento sindical, principalmente diante de um cenário de crise política no Brasil. A empresa contribuiu ainda mais para fortalecer os pacotes de medidas de retrocessos das garantias e conquistas que a classe trabalhadora está vivenciando.

A representação sindical encontra amparo na Constituição Federal e na Consolidação das Leis do Trabalho. Além de desrespeitar a Lei máxima brasileira, com o cerceamento da prática sindical, a Embrapa desrespeitou os seus mais de nove mil trabalhadores que esperavam uma medida democrática e transparente da empresa.

Leia mais