Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF recebe diretor do Sindicato de Pesquisa Agropecuária da Colômbia

20 de janeiro de 2023

Na manhã desta sexta-feira (20), o SINPAF recebeu a visita do diretor de Ciência e Tecnologia do Sinaltracorpoica Colômbia, o pesquisador da Agrosavia, Juan Pablo Molina Acevedo. O sindicalista apresentou ao SINPAF uma carta de intenção para continuidade de aliança entre os dois sindicatos, firmada em 2017.

“Nosso objetivo é fortalecer uma aliança binacional e, futuramente latino-americana, para que a categoria de trabalhadores, sejam pesquisadores, analistas, técnicos ou assistentes, tenham uma melhor qualidade de trabalho nas nossas instituições”, afirmou Juan Pablo.

Juan Pablo explicou ainda que, com a aliança, pretendem usar “o excelente exemplo do SINPAF, que têm filiados de diferentes empresas de pesquisas e desenvolvimento agropecuário de renome no Brasil.” “Integrar-nos a um sindicato forte, tendo o SINPAF como modelo, é fundamental para a Colômbia”, afirmou o dirigente do Sinaltracorpoica que esteve em Brasília.

O dirigente sindical colombiano ressaltou também a importância de fortalecer a Ciência e Tecnologia (C&T) dos dois países, Brasil e Colômbia, que têm a maior biodiversidade do mundo, mas que estão sendo maltratados, como o “desmatamento da nossa Amazônia e nossos Cerrados”. Para ele, “é necessário reforçar a pesquisa para proteger a biodiversidade, criar ciência e tecnologia e espaços de discussão, melhorar a qualidade de vida e para que ambos países sejam referência para os pequenos e médios produtores.”

A priorização da aliança com o SINPAF foi aprovada em assembleia geral, por unanimidade de todos os membros do Sinaltracorpoica Colômbia, que atualmente é presidido por Mario Sergio Buenaventura Barón, eleito em 2022.

Fundado em 1994, o sindicato colombiano representava os trabalhadores da Corpoica, antiga empresa colombiana de pesquisa e tecnologia agropecuária do país, mas que migrou para a Agrosavia, que também presta o mesmo serviço público para o agronegócio e para a agricultura familiar.

“Acreditamos que esta aliança seja fundamental para a relação entre os dois sindicatos, além do que é importante para a classe trabalhadora latino-americana estar unida pelas mesmas bandeiras e reivindicações, assim como também é essencial para a integração da pesquisa agropecuária na América Latina”, avaliou o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal.

A atual gestão do SINPAF, representada no momento da visita pelo presidente, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, e pelo diretor de Relações Institucionais, José Vicente Magalhães, recebeu com bons olhos a proposta, mas informou que, em breve, se reunirá com toda a Diretoria Nacional para analisar a continuidade da aliança.

Leia mais