Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF recebe apoio da Câmara Municipal de Campinas-SP em defesa de uma Embrapa Pública, Democrática e Inclusiva

23 de fevereiro de 2022
Por: Rogério Rios

Na segunda-feira, 21 de fevereiro, a Câmara Municipal de Campinas aprovou, por 17 votos a 4, uma moção na qual apoia o SINPAF na defesa de uma Embrapa Pública, Democrática e Inclusiva. A moção será encaminhada para os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.

O documento foi motivado pelas declarações do presidente da Embrapa, que anunciou o desmonte da empresa pública, em entrevista dada ao jornal O Estado de São Paulo, em 11 de fevereiro deste ano, “totalmente alinhado ao Governo Federal negacionista.”

A moção diz que o processo de ‘reestruturação’ apresentado pela Gestão Moretti “evidencia a tentativa de transformar a Embrapa em um balcão de negócios, de modo a facilitar a apropriação privada da estrutura e da intelligentsia constituídas por décadas de investimentos públicos.”

“É grave também o fato de que trabalhadoras(es)/pesquisadoras(es) da Embrapa souberam dessa reestruturação pretendida pela Gestão Moretti pela referida entrevista ao jornal. Isso demonstra o quão antidemocrática e sem transparência tem sido essa Gestão”, afirma a moção.

Ao final, o documento da Câmara Municipal de Campinas enaltece “a importância da Embrapa na construção do conhecimento agroecológico, bem como na condução de importantes políticas voltadas às questões da agricultura familiar “e denuncia “a forma vil e leviana que essa empresa pública vem sendo usurpada para atender aos interesses do agronegócio. 

Clique aqui para ler a moção da Câmara Municipal de Campinas completa.

Leia mais