Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF pelo Brasil visita Paraíba para restauração da Seção Sindical EMEPA

14 de julho de 2022
Por: Rogério Rios

Entre os dias 27 e 30 de junho, os diretores do SINPAF Afonso Abreu, Antônio Guedes e Sérgio Cobel, fizeram uma visita para verificar a situação da Seção Sindical da extinta EMEPA-PB, atual EMPAER-PB. O objetivo é reabrir a seção, que está sem diretoria desde outubro de 2017. 

Durante a viagem, a comitiva realizou visitas em estações experimentais da EMPAER-PB, para observar as condições de trabalho, e, ao mesmo tempo, manter contato com os funcionários da empresa, visando conhecer os anseios, angustias e perspectivas, do corpo técnico e trabalhadores de campo. 

Os diretores foram recebidos pelo pesquisador da EMEPA-PB, Edivaldo Galdino que os conduziu para encontros com a categoria. O primeiro local visitado foi João Pessoa, na subsede da EMPAER-PB, que antigamente funcionava a sede da EMEPA. Depois, os diretores seguiram para o município de Sapé (Estação do Abacaxi), onde tomaram conhecimento dos trabalhos experimentais. A viagem seguiu para Estação Experimental de Alagoinha, pertencente a EMEPA e Embrapa, onde acontece a pesquisa na área animal com raças bovinas. 

Segundo o pesquisador da EMPAER-PB, Edivaldo Galdino foi de extrema importância essa visita para o sindicato tomar ciência dos fatos e ouvir os testemunhos dos técnicos das unidades visitadas.

“Fomos recebidos pelos pesquisadores das unidades que nos relataram os problemas enfrentados na rotina diária, as dificuldades, a falta de estímulo de todo corpo técnico provocado pelo descaso dos dirigentes com relação a falta de plano de cargos e salários (PCS), onde se tem diferenças salariais exorbitantes”, enfatiza. 

Para o Diretor Regional Nordeste, Afonso Abreu, que esteve presente nas visitas, a fusão entre empresas tão díspares em seus objetivos, uma de pesquisa e outra de extensão, afetou a soberania e o funcionamento das atividades, principalmente em relação à pesquisa. 

“Conhecemos pesquisadores, de renome internacional, trabalhando em condições indignas, com salários defasados, sem plano de cargos e salários, sem acordos coletivos de trabalho, sem Seção Sindical que os represente e, muitos deles, sem o mínimo alento para exercer suas funções”, ressaltou. 

Para o diretor suplente da pasta de Divulgação e Imprensa da Diretoria Nacional do SINPAF, Sérgio Cobel, que também esteve presente, há um espaço de trabalho muito grande para ser estabelecido, pois esses trabalhadores e trabalhadoras estão sem representação sindical.

“O papel do SINPAF é dar apoio aos trabalhadores e trabalhadoras que estão sem saber nem quem os coordena. Nessa junção ninguém entende nada e a Embrapa, que é detentora de 49% das ações da EMEPA, foi totalmente omissa. Com isso, foi desestruturado todo o trabalho de uma empresa de pesquisa de grande importância para o país”, completa. 

Para o diretor administrativo e financeiro do SINPAF Nacional, Antônio Guedes, esse encontro com os empregados da extinta EMEPA é importante para o fortalecimento da categoria, pois tem o objetivo da reativação da Seção Sindical. “Estamos regularizando a situação financeira de todas as seções sindicais. A EMEPA, por exemplo, tinha pendências desde 2012, mas que já estão sendo resolvidas”, relatou Guedes.  

 

Leia mais