Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF pelo Brasil visita o Vale do São Francisco

1 de agosto de 2022
Por: Rogério Rios

O projeto SINPAF pelo Brasil fez a segunda etapa da Região Nordeste no Vale do São Francisco, visitando as seções sindicais nas duas cidades divididas pelo Rio São Francisco, de um lado, Petrolina, Pernambuco. De outro, Juazeiro, Bahia. 

Na comitiva estavam o presidente do sindicato, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, o diretor da Região Nordeste, Afonso Abreu e o presidente da Seção Sindical Teresina, Maurício Castelo Branco que estiveram nas seções: Embrapa Petrolina, Codevasf Petrolina, Distritos Irrigados Nilo Coelho e Codevasf Juazeiro. 

A viagem tem como objetivo conversar com a categoria, tirar dúvidas e explicar como tem sido as negociações dos acordos coletivos de trabalho. Outro tema que esteve na pauta dos encontros foi o processo de desmonte da Embrapa.

Na segunda-feira (25) a equipe chegou em Petrolina (PE), lá visitaram as seções sindicais da Embrapa e da Codevasf. 

Na sede da Embrapa Semiárido, a equipe conversou com técnicos, assistentes, analistas e pesquisadores. Ouviu as sugestões da categoria, tirou dúvidas e escutou as demandas. Nessa seção, a questão mais pedida pelos trabalhadores foi a da folga de pagamento, que segundo a Diretoria Nacional já está nas reivindicações do acordo coletivo que está em andamento. 

Na parte da tarde, o secretário-geral da Seção Sindical Codevasf Petrolina, Paulo José da Silva, recebeu a comitiva para visitar as salas da empresa e apresentar a diretoria para os trabalhadores.

“Em função da pandemia a Diretoria Nacional não conseguiu vir antes aqui na unidade, mas agora, com essa visita, pudemos ir nas salas, apresentar o presidente para os filiados e para os não filiados, mesmo com a distância foi feito um bom trabalho em defesa da categoria nos últimos dois anos”, comenta o secretário-geral.

Na terça-feira (26) foi a vez do Distrito de Irrigação Nilo Coelho, localizado na cidade de Petrolina receber a Diretoria Nacional.

O encontro serviu para conhecer de perto as instalações. Os representantes do sindicato ouviram a base e puderam entender melhor como funcionam as rotinas de trabalho. 

Para Manoel Souza, inspetor de operação da unidade, foi importante essa aproximação. “Eles ouviram as demandas dos trabalhadores, conversaram com a categoria”, afirma. 

Na quarta-feira (27), a Diretoria Nacional do SINPAF foi na Seção Sindical Codevasf Juazeiro para fechar a segunda etapa da viagem na Região Nordeste.

O encontro serviu para conhecer os “carrancas” – de acordo com os trabalhadores da unidade, aqueles que ajudaram a construir a empresa. São chamados de carrancas, pois esse é um ícone da cidade, figuras lendárias esculpidas em madeira, que representam a região. 

De acordo com o vice-presidente da Seção Sindical Juazeiro, Hércules Silva, é importante ouvir de perto a base. “A Diretoria Nacional esteve aqui e sanou as dúvidas dos filiados, e espero que a partir de agora seja mais frequente, pois esse contato deixa a categoria mais unida”, argumenta. 

Segundo o presidente do sindicato, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, esse contato com a base serve para conhecer melhor as demandas e necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras. “Em cada região ou unidade as questões são diferentes. Pois quando vamos à campo ver de perto o trabalho, fica mais fácil entender o que a categoria precisa. O Semiárido é um exemplo de que a folga de pagamento é necessária”, comenta. 

Leia mais