Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF pede mediação do TST para negociação do ACT Embrapa 2022-23

10 de novembro de 2022
Por: Larissa Sarmento

A Comissão Nacional de Negociação do SINPAF (CNN) solicitou, nesta quinta-feira (10), a mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para o ACT Embrapa 2022-2023. A rejeição da categoria à proposta da empresa, por 37 Seções Sindicais contra 3, foi comunicada no dia 8 de novembro.

Apesar da data-base da categoria ser dia 1º de maio, a negociação se estendeu até agora porque a empresa demorou para apresentar um índice de reajuste salarial. A primeira proposta, de 60% do IPCA do período sem retroativo, só veio em 23 de setembro, diante da mobilização promovida pela Diretoria Nacional e as Seções Sindicais.

O SINPAF, por sua vez, fez uma contraproposta (clique aqui para ler), que foi totalmente rejeitada pela Embrapa que, por fim, apresentou um novo índice de 70% do IPCA para os salários (8,49%), com o retroativo à data-base (1º de maio). A CNN considerou a proposta indigna, mas submeteu à análise das trabalhadoras e dos trabalhadores, que deram uma resposta à altura, rejeitando expressivamente a proposta indecente da empresa.

Leia abaixo as últimas notícias sobre a negociação:

Dia do Basta SINPAF: Embrapa propõe primeiro índice para o ACT 2022/2023

Com categoria mobilizada, SINPAF entrega contraproposta para ACT Embrapa 2022-2023

Embrapa rejeita totalmente a contraproposta e oferece leve aumento do índice após pressão do SINPAF 

Maioria esmagadora da categoria rejeita proposta da Embrapa para ACT 2022/23 

Leia mais