Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF participa de Seminário sobre o desmonte da previdência

10 de março de 2017
Por: Rogério Rios

O Diretor de Formação Sindical do SINPAF, Roberto Scaramello participou do Seminário “Reforma da Previdência e Ação Sindical”, promovido pela CUT e pelo Dieese, nesta quinta e sexta-feira (9 e 10/3), no auditório do Sinpro-DF. No evento, o diretor teve a oportunidade de apresentar e distribuir a cartilha “O fim do sonho da aposentadoria” (Clique aqui para ler a cartilha), publicada pela Diretoria Nacional do SINPAF.

Com o objetivo de capacitar os dirigentes sindicais para a resistência e enfrentamento aos ataques contra os direitos trabalhistas e sociais, o encontro contou com palestrantes do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), da Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), da OIT (Organização Internacional do Trabalho), entre outros.

Na quinta, o seminário abordou os temas ‘A Seguridade Social e a Previdência: atribuições e fontes de financiamento’; ‘Contexto e motivação da Reforma da Previdência’; e ‘A PEC 287, conteúdo, impacto geral e sua tramitação’. Já nesta sexta, os assuntos foram: ‘A PEC e os impactos nos diversos segmentos populacionais: servidores, professores, mulheres e rurais’; ‘A proposta da PEC à luz da experiência internacional e latino-americana’; e ‘Reforma da Previdência: a ação sindical e dos movimentos sociais’.

Para Scaramello, o evento foi uma oportunidade de aprofundar os assuntos sobre a Proposta de Emenda à Constituição do Governo Federal (PEC 287). Conforme o que foi informado no seminário, o diretor explica que o caráter de desmonte da previdência social ficou ainda mais evidente. “A cada palestra a gente consegue entender ainda mais os malefícios que o governo propõe. Além de reduzir benefícios, a proposta busca transformar as características da previdência social nas mesmas da previdência privada”, explicou.

 

Leia mais