Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF participa de comemoração dos 49 anos da Embrapa no Senado

29 de abril de 2022
Por: Rogério Rios

 As comemorações do 49º aniversário da Embrapa, completos em 26 de abril, se estenderam até esta quinta-feira, 28 de abril, com uma Sessão Especial no Senado Federal. O SINPAF conquistou sua participação no evento e levou para a Casa a visão das trabalhadoras e dos trabalhadores sobre o atual cenário da empresa.

Em seu discurso, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, presidente nacional do SINPAF, resgatou uma fala histórica do ex-senador Pedro Simon, no aniversário de 40 anos da Embrapa no Senado Federal, a qual incluiu a empresa no rol das estatais “emblemáticas e grande símbolo nacional da Soberania brasileira.”

Marcus Vinicius resgatou a ideia, lançada pelo então senador há 9 anos, de que a Embrapa é uma estatal a serviço da população brasileira, financiada com recursos públicos, que assim precisa permanecer: protegida das pressões do mercado e do lucro, atores esses que não se movem pelo melhor encaminhamento da geração de conhecimento, como é sabido.

Como legítimo representante das trabalhadoras e trabalhadores da Embrapa, o discurso do SINPAF foi aplaudido diversas vezes ao longo da fala de seu presidente e ovacionado pelo plenário ao seu término, onde também estavam dezenas de trabalhadoras/es das Seções Sindicais Cerrados, Hortaliças, Embrapa Sede e Cenargen.

Diversos senadores e convidados de outras instituições e organizações também discursaram em favor da Embrapa, exaltando a sua grandiosidade para o Brasil e para o mundo. Nas manifestações, prevaleceu a importância da estatal para a segurança alimentar e para o desenvolvimento da agropecuária e agricultura familiar brasileiras.

O senador Chico Rodrigues (União-RR) alertou sobre a redução orçamentária que a Embrapa tem sofrido nos últimos anos e a falta de concurso público para renovação do quadro de pesquisadores/as e trabalhadores/as. Outro assunto citado pelo parlamentar foi a privatização “que é um tema que assusta e inquieta os servidores da empresa.” E deixou um recado para “alguns que querem desidratar a empresa: “esquece privatização, a Embrapa é um patrimônio nacional!”

Para o líder do PT no Senado, senador Paulo Rocha (PT-PA), a homenagem à “Embrapa não é apenas à empresa, mas, principalmente, àqueles que fazem a Embrapa no dia-a-dia, do mais simples trabalhador até os mais altos pesquisadores e pesquisadoras.” Ele também denunciou os cortes de orçamentos da empresa, promovidos pelo Governo Federal, e afirmou que esse “é um processo de desvalorizar ou criar dificuldades para depois a empresa ser capturada por algum interesse que sempre está de plantão.”

“É verdade que o subsolo também é muito rico com nossos minérios, mas [e a terra e a floresta que trata da soberania de um povo. Se a Embrapa é dos brasileiros, é empresa pública, o governo é guardião para trata-la assim, porque é uma conquista, um patrimônio, que trata do desenvolvimento do nosso País, quer seja do grande negócio agropecuário, como também do pequeno produtor rural,” disse Paulo Rocha.

O autor que requereu a Sessão Especial, o senador Elmano Férrer (PP-PI), ressaltou a qualificação do corpo de pesquisadores da empresa. Segundo ele, a Embrapa possui “mais de 8 mil colaboradores, que inclui cerca de 2200 pesquisadores, dos quais cerca de 90% com curso de doutorado, mestrado e pós-graduação.”

Diante das manifestações incisivas de vários parlamentares quanto à necessidade da preservação da soberania da Embrapa, o presidente da empresa prometeu não tomar qualquer decisão ou adotar medidas que comprometam o seu caráter público.

SINPAF em defesa da Embrapa Pública, Democrática e Inclusiva!

  

O presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, discurso no Plenário do Senado Federal. Fotos: Pedro França/Agência Senado

O presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, discurso no Plenário do Senado Federal. Fotos: Pedro França/Agência Senado

Leia mais