Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF na luta contra o assédio moral

2 de maio de 2022
Por: Rogério Rios

Todo 2 de maio é marcado como Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral. A data serve para alertar empregadores e empregados para prevenção da violência psíquica ou física no ambiente laboral.

O assédio moral é toda violência psicológica cometida pelo empregador contra o empregado e que o expõe a situações humilhantes de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. Essa conduta é configurada por atitudes violentas, que visam desqualificar e desestabilizar emocionalmente a relação da vítima com a organização e o ambiente de trabalho, o que põe em risco a saúde, a própria vida da vítima e seu emprego.

No ambiente de trabalho, o assédio moral pode ser classificado de duas formas: interpessoal ou institucional.

O assédio moral interpessoal ocorre de maneira individual, direta e pessoal, com a finalidade de prejudicar ou eliminar o profissional na relação com a equipe. Já o assédio moral institucional acontece quando a própria organização incentiva ou tolera atos de assédio. Neste caso, a própria pessoa jurídica é também autora da agressão, uma vez que, por meio de seus administradores, utiliza-se de estratégias organizacionais desumanas para melhorar a produtividade, criando uma cultura institucional de humilhação e controle.

Alguns exemplos de atitudes de assédio moral são: acusações, insultos, gritos, humilhações públicas, propagação de boatos, isolamento, recusa na comunicação, fofocas e exclusão social. Também são consideradas atitudes de assédio: exigir metas desproporcionais à jornada de trabalho, atribuir tarefas que ponham em risco a saúde ou segurança, dificultar promoções e impedir o acesso a instrumentos de trabalho.

O SINPAF defende que essa conduta nociva seja punida, mas para ser evitada é preciso fiscalizar o ambiente de trabalho. Caso ocorra alguma situação que configure assédio moral, procure a seção mais perto de sua unidade e faça uma denúncia.

SINPAF na luta contra todo o tipo de assédio!

Leia mais