Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário
Foto: Aldo Dias/ Arquivo TST

SINPAF inicia conversa com a Embrapa no TST

13 de fevereiro de 2023
Por: Larissa Sarmento

Nesta segunda-feira (13) o SINPAF participou da reunião bilateral com a Embrapa mediada pela juíza auxiliar da Vice-Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Roberta Carvalho, para debater o Acordo Coletivo de Trabalho de 2022-2023.

Após fazer reuniões unilaterais com ambas as partes, o tribunal escutou tanto a empresa quanto os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras. As partes puderam esclarecer os pontos de discordância que levaram a negociação para a mediação,  incluindo os percentuais de reajuste e algumas cláusulas sociais sem impacto econômico. 

Segundo o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, apesar da expectativa do sindicato de dar celeridade ao processo, a reunião seguiu o rito jurídico. “Foi um avanço na negociação. Há um bom clima, pois o governo sinalizou o reajuste ao funcionalismo público e com isso podemos ter conquistas para a categoria”, destacou. 

A próxima reunião ficou marcada para o dia 1º de março, às 9h da manhã, também de forma virtual, aberta somente para as Comissões de Negociação de ambas as partes. 

Além da Comissão de Negociação da Embrapa, participaram da reunião os diretores nacionais do SINPAF: Marcus Vinícius Sidoruk Vidal, Dione Melo, Adilson F. da Mota, Antônio Aparecido Guedes, Antônio Marcos Santos Pereira e Jean Kleber de Sousa Silva e os representantes da Comissão de Negociação (CNN) do SINPAF:  

Região Centro-Oeste:

Mirane dos Santos Costa e Silvia Mara Belloni

Região Sudeste:

Neio Lúcio Ramos Silva e Adriana Santos do Nascimento, 

Região Sul:

Julio Amado Peres Bicca e Odirlei Dalla Costa, 

Região Nordeste:

Arnaldo Santos Rodrigues e Marco Aurélio Feitosa

Região Norte:

Jasiel Nunes Sousa e Rita de Cássia Pompeu de Sousa

Da assessoria jurídica: 

Paulo Roberto da Silva e Lilianne de Oliveira Galvão Soares

Leia mais