Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF fecha reajuste com IPCA integral para os Distritos Irrigados de Jaíba, Jaíba II e Gorutuba

16 de maio de 2022
Por: Rogério Rios

As negociações dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) dos Distritos de Irrigação do Jaíba (DIJ), Jaíba II (DIJ II) e Gorutuba (DIG) foram concluídas com o reajuste pelo IPCA completo.

Os ACTs vigentes foram mantidos na íntegra, com o índice refletindo também nas demais cláusulas econômicas. Também foi garantido o pagamento retroativo à data-base das categorias. 

Com a data-base dos Distritos de Jaíba II e Gorutuba, de 1º de janeiro, o reajuste será de 10,06%, conforme o índice fechado no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021.

No Distrito Jaíba, como houve mudança da data-base da categoria, de 1º de maio para 1º de janeiro, o cálculo foi baseado nos índices do IPCA de 1º de maio de 2020 a 30 de abril de 2021, que foi de 6,76%, e de 1ª de maio de 202 a 31 de dezembro de 2021, de 7,49%.

Entretanto, de acordo com a presidenta da Seção Sindical Montes Claros-MG, Vera Lafetá, responsável pela negociação do três ACTs, essa diferença entre as datas-bases “não causou nenhuma perda financeira para as trabalhadoras e os trabalhadores, pois o pagamento ficou acertado com a retroatividade na data base e de forma linear.”

Vera também explicou que cada Acordo Coletivo é negociado individualmente.  “No caso são três distritos e cada um teve o ACT fechado com o total do IPCA, o que é muito bom considerando que, na atual conjuntura pela qual passa o País, nem todas as negociações estão conseguindo a reposição da inflação, às vezes conseguem só uma parte desse índice,” afirmou Vera.

Leia mais