Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF entrega propostas sobre a Embrapa para equipe de transição do governo na Agricultura

1 de dezembro de 2022
Por: Camila Bordinha

Nesta quarta-feira (30), a Diretoria Nacional do SINPAF entregou ao coordenador do Grupo de Transição (GT) de Governo na Agricultura, senador Carlos Favaro (PSD/Republicanos-MT), uma carta com propostas para melhorias na Embrapa.

Ao todo, o documento apresenta nove pontos que precisam da atenção do governo eleito. Entre as propostas estão a recomposição do orçamento da empresa, a paralisação e reversão do Transforma Embrapa, a realização de concurso público, o aumento de linhas de pesquisa de agroecologia, assentamentos de reforma agrária, quilombolas, povos originários e agricultura familiar e a desburocratização da empresa.

Entre as demandas apresentadas também ganhou destaque a necessidade de ampliar pluralmente o Conselho Administrativo da Embrapa (Consad) com entidades de trabalhadores, patronais e do campo.

De acordo com o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, o Sindicato não poderia se furtar em contribuir e buscar avanços para a empresa nesse momento de transição de governo. “O sindicato é autônomo, mas pode colaborar e está colaborando nesse momento de mudança para um governo mais democrático e que ouve mais os trabalhadores. Resguardamos nossa independência e mantivemos nossa autonomia, pois estamos fazendo propostas de interesse da categoria e que não nos vinculam ao governo” afirmou Marcus Vinicius.

Vinicius explicou ainda que cada ponto levantado na carta foi bem explicado e que muitos já conquistaram o interesse da GT da Agricultura. De acordo com ele, “o grupo deve produzir um relatório final sobre o setor, no qual poderá se confirmar se as propostas sugeridas serão acatadas e em qual grau isso vai ocorrer.”

Além do presidente do SINPAF, o diretor administrativo-financeiro, Antônio Guedes, também participou da entrega da carta. A conselheira representante das trabalhadoras e dos trabalhadores no Consad Embrapa, Selma Beltrão; e o chefe de gabinete da Liderança do PT no Senado e ex-presidente do SINPAF, Wilmar Lacerda, acompanharam o Sindicato na reunião.

Clique aqui para ler a carta completa.

Leia mais