Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF entrega proposta de reconstrução da Codevasf para Gabinete de Transição Governamental

5 de dezembro de 2022
Por: Larissa Sarmento

Nesta segunda-feira (5), a Diretoria Nacional do SINPAF entregou para o Gabinete de Transição Governamental (GT) uma carta com nove propostas de reconstrução da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Quem recebeu o documento foi a ex-secretária de Planejamento e Investimento Estratégico do Ministério do Planejamento, Esther Bemerguy, que integra o GT de Desenvolvimento Regional.

Na carta foram apresentadas questões emergenciais para a manutenção da Codevasf como o fim do aparelhamento político na distribuição e alocação dos recursos. Também foram defendidos no texto  a recomposição do orçamento público da empresa, a transparência nas ações para coibir práticas de corrupção e a valorização de seus empregados como um novo plano de cargos e salários.

De acordo com o presidente da Seção Sindical Codevasf Sede, José Roberto Rodrigues, é necessário que a empresa tenha reforço orçamentário, pois ampliou-se significativamente sua área de atuação, entretanto seu capital humano diminuiu. “Para a Codevasf desenvolver sua missão, que é o desenvolvimento regional através de irrigação e drenagem, é necessário reforço orçamentário, pois não há mais verba suficiente para implantação de projetos de irrigação, que é seu foco. Hoje o orçamento não consegue cumprir a folha de pagamento dos empregados”, completa.

Segundo o  diretor administrativo-financeiro, Antônio Guedes, que também estava presente na entrega da carta, a Codevasf precisa voltar a exercer seu papel de promotora do desenvolvimento regional e para isso é fundamental recompor o orçamento da empresa, para que não dependa exclusivamente de emendas parlamentares. “Nossa proposta é valorizar os trabalhadores e retomar a missão institucional da empresa, priorizando agricultores familiares e tradicionais”, completa.

O Gabinete de Transição Governamental é composto por 31 grupos técnicos responsáveis pelo levantamento de dados para dar suporte ao futuro governo.

Entre os 31 grupos temáticos está o de Desenvolvimento Regional que é formado por Camilo Santana, Esther Bemerguy, Helder Barbalho, Jonas Paulo Neres, Otto Alencar, Randolfe Rodrigues, Raimunda Monteiro e Tania Barcelar.

Também estava presente na entrega da carta a Secretária-geral do SINPAF, Dione Melo.

Leia mais