Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF e Embrapa voltam a discutir formação da Mesa Permanente de Negociação

14 de outubro de 2016
Por: Rogério Rios

A Diretoria Nacional (DN) do SINPAF reuniu-se, nesta quinta-feira (13/10), com a diretora-executiva de Administração e Finanças da Embrapa, Vânia Castiglioni, para negociar e protocolar a solicitação oficial de retomada da Mesa de Negociação Permanente (MNP) entre a empresa e o Sindicato.

Após a reabertura desse diálogo permanente, entre os assuntos que o SINPAF pretende levar à mesa estão o Plano de Demissão Incentivada (PDI), a Norma de Engenharia e Segurança do Trabalho, a Norma de Transferência e Movimentação de Pessoal e, ainda, a Norma de Frequência da Embrapa. 

Em relação ao PDI, o presidente do SINPAF, Carlos Henrique Garcia, disse que tem observado uma expectativa muito grande dos trabalhadores pela sua implantação. “De Norte a Sul do país, recebi pedidos para que o SINPAF busque uma solução junto à empresa para o plano”, afirmou.

A diretora de Administração explicou que já existem estudos de impacto sobre a implantação de um PDI e que há interesse da empresa; porém, lembrou que na atual conjuntura política e econômica do país, há de se ter muita cautela ao se abordar essa proposta.

Sobre a norma de transferência, Castiglioni informou que em breve o documento será enviado para conhecimento e avaliação do Sindicato, mas sem precisar a data.

 

ACT – No encontro, o presidente do SINPAF lembrou à diretoria da Embrapa que na próxima quarta-feira (dia 19) será realizada a audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e que ainda há a expectativa, por parte do Sindicato, de que a Embrapa atenda às reivindicações da categoria.

Representando a Diretoria Nacional, também participaram da reunião o secretário-geral, Luiz Carlos Benato; o diretor de Formação Sindical, Roberto Scaramello; o diretor de Saúde do Trabalhador, Nilson Carrijo, a diretora Administrativo-Financeira, Guiomar Rodrigues, e a assessora jurídica Liliane Galvão. Por parte da Embrapa, também esteve presente no encontro o chefe da Assessoria Jurídica da empresa, Antônio Nilson Rocha.

 

DGP – Em conversa com o chefe do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Gustavo Lima, o presidente do SINPAF solicitou que a Norma de Engenharia e Segurança do Trabalho, que tramita naquele departamento, seja encaminhada à direção do Sindicato com novo prazo para avaliação. A solicitação foi recebida de forma positiva e o chefe do DGP disse que assim que finalizarem os trâmites da empresa, atenderá o pleito do SINPAF.

Leia mais