Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF e Embrapa se reúnem para debater terceirização dos assistentes

16 de janeiro de 2023
Por: Camila Bordinha

A Diretoria Nacional do SINPAF e a Diretoria Executiva de Pessoas, Serviços e Finanças da Embrapa se reuniram, na sexta-feira (13), para tratarem sobre resolução que altera o perfil da função de Assistente no Plano de Cargos da Embrapa (PCE) e permite a terceirização dos serviços.

Além da Empresa não ter discutido a situação antecipadamente com o Sindicato, conforme prevê o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), a diretoria do SINPAF apresentou diversas reclamações das trabalhadoras e trabalhadores, devido à falta de orientação dos SGPs, como, por exemplo, sobre “como será a avaliação de desempenho com a exclusão das funções.”

O sindicato também questionou sobre a empresa estar acelerando o processo sem apresentar um planejamento, qual é o orçamento previsto para contratação dos terceirizados e como será feira a contratação da empresa, se nacional ou local, mas não obteve resposta.

O presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, reafirmou a posição do sindicato contra a terceirização de trabalhadores e trabalhadoras da Embrapa. “Se está faltando a mão de obra necessária, a Embrapa precisa privilegiar e agilizar o Concurso Público. Há quase 12 anos a empresa não faz seleção, com quadro defasado pelas aposentadorias, demissões voluntárias e o falecimento de pessoal, que foi agravado com a pandemia da Covid-19”, afirmou o dirigente sindical.

A direção da empresa se comprometeu a apresentar à categoria mais dados dos estudos feitos e analisar sugestões do Sindicato a respeito do assunto.

Além da equipe técnica e jurídica da empresa, também participaram da reunião pelo SINPAF: a secretária-geral, Dione Melo; o diretor administrativo-financeiro do SINPAF, Antônio Guedes; a diretora Regional Centro-Oeste e presidente da Seção Sindical Sede, Mirane Costa; e seus os assessores jurídicos Paulo Roberto Silva e Liliane Galvão.

SINPAF reforça: Terceirização Não, Concurso Público Já!

Leia mais