Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF e Anapar cobram agilidade da Previc para autorizar saldamento do fundo de pensão dos trabalhadores da Codevasf

20 de setembro de 2016
Por: Rogério Rios

A Diretoria Nacional do SINPAF, representada pela Diretora Administrativa e Financeira, Guiomar Rodrigues, o representante dos trabalhadores no Conselho Administrativo da Fundação São Francisco, Amaro Pedrosa, e a vice-presidente da Anapar, Claudia Ricaldoni, reuniram-se nesta segunda-feira (19/9) para tratar sobre o processo de saldamento do Plano de Benefícios Definidos I (BDI). A reunião foi motivada em virtude do pedido da Previc para estender, por mais 35 dias, o prazo de avaliação do processo de saldamento do plano. Clique aqui e confira o documento.

De acordo com Claudia, caso o prazo seja estendido, o saldamento poderá levar até mais quatro meses para ser finalizado, o que pode comprometer ainda mais a situação financeira dos empregados da Codevasf que fazem parte do Plano de Previdência. “Atualmente, os trabalhadores chegam a pagar até 30% dos seus salários brutos com as taxas da Fundação São Francisco”, explicou Claudia.

O BDI apresenta déficits constantes há quase seis anos e, inclusive, em maio de 2013, a própria Previc já havia determinado que a Fundação São Francisco fizesse o saldamento do fundo de pensão o mais breve possível. Atualmente, o déficit do BDI chega a R$170 milhões.

O SINPAF vai marcar uma reunião com a Previc para solicitar que a instituição autorize o processo de saldamento dentro do prazo divulgado anteriormente, até o final de setembro.

Outra solução definida durante a reunião é que a patrocinadora (Codevasf) autorize a suspensão das taxas extraordinárias. “Segundo a legislação da previdência complementar fechada, a Codevasf tem legitimidade para suspender as cobranças extras”, afirmou Cláudia.

“Diante de tudo, e com mais esse atraso, precisamos proteger os participantes com a suspensão temporária da cobrança de taxas extraordinárias. A empresa precisa ter o mínimo de sensibilidade sobre a situação de seus trabalhadores. O SINPAF vai pressionar e mobilizar a categoria para que a Codevasf tome uma atitude”, afirmou Guiomar Rodrigues.

Leia mais