Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF debate ‘A Fome como Consequência da Privatização do Conhecimento’ em seminário nesta sexta-feira

25 de agosto de 2022
Por: Rogério Rios

Com articulação do diretor de Ciência e Tecnologia do SINPAF, Mário Urchei, a presidente em exercício, Dione Melo, vai debater ‘A Fome Como Consequência da Privatização do Conhecimento’ no Seminário da Fome no Brasil, a partir das 16h de amanhã (26/8) no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Campinas (Adunicamp/São Paulo). A dirigente vai dividir a mesa com Gilmar Mauro (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST) e Renato Dagnino (professor da Unicamp).

Realização do Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública (MCTP), o evento busca soluções, tanto no campo político quanto no campo tecnocientífico, para o problema que atinge mais de 33 milhões de pessoas no País.

O Seminário também será transmitido ao vivo pelo canal da instituição do Youtube (https://bit.ly/3yetC4k) e as inscrições para participação presencial são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível em https://forms.gle/JBxUtozTT2Lqx2aU6.

PROGRAMAÇÃO

Com início às 13h, a abertura contará com a participação de representantes da Adunicamp, do Sindicato Nacional dos Docentes das instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e da Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB). Em seguida, às 13h30, ocorrerá a discussão sobre “A Fome como Projeto Político”, com a participação de José Raimundo Sousa Ribeiro Junior (professor da Universidade Federal do ABC), Thiago Lima (professor na Universidade Federal da Paraíba) e Vanessa Mendonça (do movimento Despejo Zero).

O encerramento fica sob a coordenação de Rafael Moya (Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária – ABPES), com a apresentação de experiências e relatos de entidades e movimentos sociais sobre o assunto, em busca de refletir o problema, organizar mobilizações e levantar propostas de combate à fome.

 

Leia mais