Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF convoca mobilização contra terceirização de assistentes na Embrapa

30 de janeiro de 2023
Por: Camila Bordinha

A Diretoria Nacional do SINPAF convocou, por meio de edital publicado na sexta-feira (27), as Seções Sindicais e suas bases para a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que será realizada às 8h30 do dia 9 de fevereiro, na Sede da Embrapa, em Brasília-DF.

A AGE tem como objetivo realizar o ato “Terceirização, Não. Concurso Público Já!’, que reivindica o cancelamento do processo de contratação privada dos assistentes da Embrapa e pede a realização imediata de concurso público para contratação de novas trabalhadoras e novos trabalhadores.

O SINPAF é contra o processo de terceirização, já que a empresa não promove concurso público há mais de 10 anos, além da redução no quadro de trabalhadores promovida por demissão voluntária, aposentadorias e falecimentos agravados pela pandemia da Covid-19 etc.

“No momento, o argumento é a falta de pessoal para serviços agrícolas e rurais. Mas pelo tempo que não há concurso, se deixarmos isso continuar, em breve veremos a empresa terceirizar diversas outras funções de pesquisadores, analistas, técnicos e outros assistentes. Não podemos deixar isso acontecer. Precisamos combater desde agora a terceirização,” afirmou o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal.  

Leia mais