Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF convoca categoria para votação do ACT Embrapa 2022/23

31 de outubro de 2022
Por: Camila Bordinha

A Diretoria Nacional do SINPAF lançou, nesta sexta-feira (28/10), edital de convocação das Assembleias Gerais para votação da proposta da Embrapa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2022/23. As assembleias serão realizadas entre os dias 3 e 4 de novembro, de acordo com edital específico de cada Seção Sindical.

Na 14ª mesa de negociação realizada em 24 de outubro, a Embrapa rejeitou a contraproposta da Comissão Nacional de Negociação (CNN) do SINPAF e, com pressão do Sindicato, apresentou uma nova proposta de 70% do IPCA somente para os salários, o que representa 8,49% de reajuste. Também propôs o pagamento retroativo à data-base (1º de maio).

Por estar abaixo da inflação, que foi de 12,47% pelo INPC do período de 1º de maio de 2021 a 30 de abril de 2022, o índice apresentado pela empresa impõe mais um déficit de 4% nos salários. Com isso, o montante das perdas salariais pode chegar a cerca de 17% desde 2018. O índice também não incide sobre as demais cláusulas econômicas e benefícios.

Por isso, a proposta segue, então, para apreciação da categoria com indicativo de rejeição pela comissão do SINPAF, que não concorda com o índice apresentado. Além disso, repudia o desrespeito e a má vontade da empresa em aceitar cláusulas importantes para as trabalhadoras e trabalhadores, como a do transporte, dia de pagamento, trabalho híbrido e assédio moral e sexual.

Caso a proposta seja rejeitada conforme orientação da CNN, a negociação continuará e poderá até ser solicitada mediação ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), onde há a possibilidade de pleitear avanços quanto às cláusulas sociais e auxílios, além da recomposição de benefícios e salário pelo índice cheio da inflação.

A Diretoria Nacional do SINPAF ressalta que somente a mobilização da categoria poderá mudar o cenário da negociação, assim como a judicialização da negociação ou um possível Dissídio Coletivo.

Portanto, participem das assembleias! Tomemos como exemplo as conquistas de outras categorias de trabalhadoras e trabalhadores nas negociações deste ano, e vamos mostrar à Embrapa que estamos mais unidos e unidas do que nunca em busca de melhorias e avanços.

Clique aqui para ler o edital. 

Leia mais