Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF continua articulação na Câmara dos Deputados em prol dos trabalhadores/as da Codevasf

25 de maio de 2022
Por: Rogério Rios

Diretores e delegados do SINPAF visitaram o gabinete do Deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara dos Deputados, na última quinta-feira (19). O objetivo do encontro foi buscar apoio para as negociações do Acordo coletivo da Codevasf.

De acordo com o presidente da Seção Sindical Codevasf Sede, José Roberto Rodrigues, o encontro permitiu fazer uma ponte com o governo para reivindicar atenção aos trabalhadores e trabalhadoras da Codevasf na negociação do ACT. “A nossa aproximação visa apresentar aos parlamentares as perdas salariais que tivemos ao longo dos últimos anos, num cenário de expansão da empresa.”

O sindicalista ainda ressalta que a Codevasf ampliou muito sua área de atuação, que hoje vai desde o norte de Minas Gerais até Roraima. “Em 2010 tínhamos em torno de 13% de atuação da Codevasf no território nacional, hoje esse percentual está em 40%. Talvez seja a única empresa pública brasileira que está crescendo. A empresa está expandindo e o número dos funcionários não está aumentando na mesma proporção e os que já fazem parte dela não estão sendo devidamente valorizados”, completa.

A reunião foi realizada com os assessores do Deputado Ricardo Barros, Rodrigo Figueiredo e Mauro Magalhães. Do SINPAF estavam presentes Elanderson Soares Lima, presidente da seção sindical Pará, Antônio Aparecido Guedes, diretor administrativo-financeiro da Diretoria Nacional e José Roberto Rodrigues, presidente da Seção Sindical Codevasf Sede.

As negociações do ACT da Codevasf continuam tramitando. A próxima reunião está marcada para o dia 30 de maio às 14 horas.

Leia mais