Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF busca soluções para o ACT da Pesagro

19 de dezembro de 2022
Por: Larissa Sarmento

A Diretoria Nacional do SINPAF visitou a sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro) em Niterói no dia 14 de dezembro. 

O objetivo da visita foi conversar com a Seção Sindical Pesagro para ver a possibilidade de resolução do Acordo Coletivo de Trabalho dos empregados da empresa, que está há 21 anos sem renovação. 

De acordo com o diretor de Relações Institucionais, José Vicente Magalhães, a proposta é colocar a estrutura do SINPAF para resolver a questão, além de promover ações políticas junto a parlamentares do estado do Rio de Janeiro e deputados federais em busca de apoio.  

“É um absurdo esse abandono dos trabalhadores da Pesagro sem uma resposta digna da empresa e sem a intervenção do Estado. Esses empregados públicos estão sem acesso a direitos como plano de saúde, auxílio alimentação, fora os problemas como o sucateamento da estrutura física da empresa e a falta de recomposição de quadro funcional”, afirma o diretor. 

A assessora jurídica do SINPAF, Lilianne Galvão, que acompanhou a visita, ressaltou que o encontro foi importante para colher as dificuldades que vêm sendo enfrentadas pelos trabalhadores em relação à empresa.  

“Há uma tentativa de restabelecer esse acordo desde o ano passado, a Seção Sindical se reorganizou e protocolou uma pauta, a empresa não quis negociar, foi pra dissídio coletivo e foi extinto por falta de comum acordo. Neste ano, a direção da empresa chegou a acordar uma proposta, mas logo em seguida suspendeu por falta de aprovação das instâncias superiores”, relata.  

Seropédica

No dia seguinte a visita se estendeu para a cidade de Seropédica (RJ) onde se encontra  uma unidade da Pesagro e uma da Embrapa. 

Na Seção Sindical Embrapa Agrobiologia, a Diretora da Região Sudeste do SINPAF, Adriana Nascimento, recebeu o diretor de Relações Institucionais e a assessora jurídica do SINPAF, que aproveitaram para esclarecer para aos trabalhadores questões relacionadas ao Acordo Coletivo de Trabalho que está em andamento e estabelecer diretrizes para um trabalho mais contundente na Região Sudeste envolvendo Pesagro e Embrapa. 

Na unidade da Pesagro foram tiradas dúvidas dos trabalhadores em relação a questões judiciais e sobre as estratégias para resolução do ACT. 

Leia mais