Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF articula audiência pública na Câmara dos Deputados em defesa de uma Embrapa pública e forte

14 de março de 2022
Por: Rogério Rios

Na próxima quarta-feira, 16 de março, às 10h, será realizada uma audiência pública no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, com o tema “Em defesa de uma Embrapa pública e forte!”. O evento é resultado da articulação do SINPAF com a Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional e as(os) deputadas(os) federais Érika Kokay (PT/DF), Pedro Uczai (PT-SC) e Patrus Ananias (PT-MG).

A audiência também contará com a participação da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Movimento de Pequenos Agricultores (MPA).

O alerta sobre a situação da empresa e a possibilidade de desmonte com viés privatista já vem sendo feito pelo SINPAF desde a ascensão do atual governo federal, em 2019, que possui um posicionamento neoliberal e de enfraquecimento do Estado público brasileiro.

A Gestão Moretti, subserviente a esse governo e à frente da Embrapa desde então, anunciou recentemente um plano de “reestruturação” que, caso seja implementado, consolidará o desmonte e a entrega do patrimônio público da empresa aos interesses de grupos ligados ao agronegócio e de grandes corporações transnacionais.

A proposta, que já está sendo colocada em prática, é uma grande ameaça para a missão da empresa, para os agricultores e as agricultoras familiares e, principalmente, para a soberania alimentar nacional.

Acompanhe essa e outras ações do SINPAF contra o desmonte da Embrapa em: www.sinpaf.org.br/campanha-embrapa-publica

Leia mais