Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF articula apoio com deputados federais para ACT Codevasf 2022-23

20 de abril de 2022
Por: Rogério Rios

A Comissão de Negociação do SINPAF reuniu-se na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira, 19 de abril, em busca de apoio suprapartidário de deputados federais para a negociação do ACT Codevasf do período 2022-23.

A mobilização foi articulada após a empresa oferecer, durante a negociação realizada na última segunda-feira, 18 de abril, um reajuste salarial de apenas 40% do IPCA do ano anterior, que não vai repor as perdas salariais do período.

Com isso, a Comissão do SINPAF buscou conquistar o apoio dos parlamentares, independentemente de partido político, para a valorização das trabalhadoras e dos trabalhadores, que tiveram aumento das obrigações de trabalho após a ampliação da área de atuação da Codevasf, promovida pelo próprio executivo.  

Em 2021, a atuação da empresa foi duplicada, passando de 8 para 16 estados brasileiros, sendo mantida a quantidade de empregados, mesmo tendo havido concurso público, que serviu somente para repor o pessoal aposentado ou desligado pelo programa de demissão voluntária dos últimos 2 anos.

Saiba mais sobre a negociação clicando aqui.

DEPUTADOS

A Comissão de Negociação do SINPAF conversou com 8 parlamentares: o líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (Progressistas); o líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG); além dos deputados Julio Cesar (PSD-PI); Lincoln Portela (PL-MG); Fábio Mitidieri (PSD-SE); delegado Marcelo Freitas (União-MG); e Jeferson Monteiro, assessor do deputado Glaustin da Fokus (PSC-GO).

COMISSÃO DO SINPAF

A Comissão de Negociação do SINPAF é formada por dirigentes de cada uma das 8 Seções Sindicais que representam os trabalhadores da Codevasf e por integrantes da Diretoria Nacional.

Na Câmara dos Deputados estiveram os dirigentes: Ariano Paiva, da Seção Sindical Montes Claros (1ª SR); Antônio Lelis, da Seção Sindical Bom Jesus da Lapa (2º SR); Paulo José da Silva, da Seção Sindical Petrolina (3ª SR); Pedro Melo, da Seção Sindical Penedo (5ª SR); Hércules de Moraes, da Seção Sindical Juazeiro (6ª SR); Celso Torres, da Seção Sindical Teresina (7ª SR); e Lucas de Freitas, da Seção Sindical Codevasf Sede.

Da Diretoria Nacional participaram o presidente Marcus Vinicius Sidoruk Vidal e o diretor jurídico Adilson F. da Mota.

SINPAF segue na luta por um reajuste digno e melhores condições de trabalho para as trabalhadoras e os trabalhadores da Codevasf

Veja as fotos abaixo: 

Deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG)

Deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG)

Deputado Fabio Mitidieri (PSD-SE)

Deputado Fabio Mitidieri (PSD-SE)

Deputado Julio Cesar (PSD-PI)

Deputado Julio Cesar (PSD-PI)

Jeferson Monteiro, assessor do deputado Glaustin da Fokus (PSC-GO)

Jeferson Monteiro, assessor do deputado Glaustin da Fokus (PSC-GO)

Líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (Progressistas)

Líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (Progressistas)

Líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG)

Líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG)

Lincoln Portela (PL-MG)

Lincoln Portela (PL-MG)

Leia mais