Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF Amapá vacina filiados contra H1N1

8 de novembro de 2016
Por: Rogério Rios

Seção Sindical Amapá finaliza na próxima sexta-feira (11/11) a campanha de vacinação dos filiados e seus dependentes contra a gripe H1N1. Desde o início de outubro, os trabalhadores estão sendo imunizados com a vacina trivalente, a qual protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B.

Até outubro deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde do Amapá (Sesa) registrou quatro mortes e seis casos com o diagnóstico viral, espalhados pelos municípios amapaenses.

De acordo com o presidente da Seção Sindical Amapá, Jorge Federico Orellana Segovia, “diversas pesquisas científicas constataram que pessoas que trabalham com o manejo de aviários (viveiro de aves), criação de suínos e preparo de compostos orgânicos (estercos), que é o caso dos trabalhadores da Embrapa Amapá, correm sérios riscos porque esses produtos podem conter o vírus da doença”, disse.

Segundo Segovia, “mesmo que o trabalhador utilize máscaras durante as atividades para manipular os resíduos, esta não é suficiente para evitar a exposição ao vírus H1N1. É nosso papel, como sindicato, também pensar na proteção coletiva dos filiados”, enfatiza.

 

Leia mais