Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Semana de mobilização do SINPAF finaliza com ato contra terceirização na Embrapa

9 de fevereiro de 2023
Por: Camila Bordinha

A ameaça de terceirização dos assistentes de pesquisa agropecuária na Embrapa mobilizou a Diretoria Nacional do SINPAF, ao longo de toda a semana, onde visitaram parlamentares de diversos partidos no Congresso Nacional e, nesta quinta-feira (9), quando foi realizado um ato na porta da seda da empresa, em Brasília-DF.

O ato contou com a participação constante de mais de 100 trabalhadoras e trabalhadores de todas as regiões brasileiras e, em especial, da Embrapa Sede, Cerrados, Hortaliças e Cenargen, que ficam no Distrito Federal.

A assistente Simone Alves, que é presidente da Seção Sindical Amazonas, em Manaus-AM, lembrou que entrou na empresa por meio de concurso público realizado em 2001. “O que a gente tem visto no decorrer dos anos é que a terceirização tem sido implementada de uma forma muito sutil. Os últimos concursos não tiveram vagas para assistente, somente para analistas e pesquisadores, sob alegação de falta de recursos etc. Mas na verdade a gente acredita que foi uma preparação para o que está sendo posto hoje, que é a terceirização,” explicou Simone.

Em cima do carro de som estacionado em frente à empresa, presidentes e diretores de Seções Sindicais fizeram discursos emocionados sobre a importância dos assistentes para o trabalho de pesquisa agropecuária.

O vice-presidente do SINPAF, Julio Bicca, que também é presidente da Seção Sindical Pelotas-RS, lembrou que a atual diretoria da Embrapa é uma herança do governo Bolsonaro e que continua tocando as pautas liberais. “Hoje estão consumando um fato que há muito tempo essa diretoria vem trabalhando, que é extinguir a carreira de assistente. Não vamos aceitar! Isso é um desmando de um governo que saiu agora e deixou para nós essa herança, que é a Gestão Moretti,” disse Julio Bicca.

Durante o evento, o presidente do SINPAF, Marcos Vinicius Sidoruk Vidal, reafirmou o posicionamento do Sindicato contrário à Terceirização de trabalhadores e trabalhadoras e reforçou a importância de contratação de pessoal, para as diversas áreas da Embrapa, por meio do Concurso Público. “Nos solidarizamos com as trabalhadoras e os trabalhadores terceirizados, e por isso, também, defendemos o Concurso Público, contra a precarização do trabalho,” afirmou Marcus Vinicius.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

Em seguida, dois ônibus lotados e diversos carros partiram em direção à Esplanada dos Ministérios, para a porta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde conseguiram agendar uma reunião para a tarde com o Secretário-Executivo Adjunto, Luiz Rodrigues.  

No ministério, ocorreu o encontro das trabalhadoras e dos trabalhadores com a Ministra do Planejamento e Abastecimento, Simone Tebet, que ouviu a denúncia da terceirização na empresa e a reivindicação para que seja realizado concurso público. A ministra elogiou a Embrapa, reconheceu o trabalho desenvolvido pelos trabalhadores e trabalhadoras que estavam presentes na mobilização e prometeu receber o sindicato para conversar sobre o assunto.

O diretor de Relações Institucionais, José Vicente Magalhães, também aproveitou a oportunidade para reivindicar apoio contra a terceirização e a necessidade de fortalecer a Embrapa ao governador do Mato Grosso do Sul (MS), Eduardo Riedel (PSDB), que estava no Ministério da Agricultura. O governador conversou com o diretor e confirmou que irá receber o SINPAF.

Veja os registros da mobilização:

4249b9d4-dc5c-449b-8b41-47822ebdd8cb
Leia mais