Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Seções Sindicais SINPAF comemoram Dia do Trabalhador

3 de maio de 2016
Por: Rogério Rios

Algumas Seções Sindicais do SINPAF promoveram debates e atividades festivas em comemoração ao Dia do Trabalhador. Veja abaixo:

 

Seção Sindical Parnaíba

A comemoração foi com uma palestra sobre a origem da data, o histórico de conquistas e também com uma análise do cenário político e econômico que estamos passando.

De acordo com o presidente da SS, Raimundo Junior, esse é o momento oportuno para os sindicatos se reinventarem. “É uma oportunidade que temos para voltarmos às nossas origens de luta, que há algum tempo estão esquecidas”, disse.

 

 

Seção Sindical Sinop

 A diretoria da Seção comemorou a data com um almoço para todos os empregados, amigos e familiares.

  

 

Seção Sindical Rondônia

 No SINPAF em Rondônia, a comemoração foi com uma “festa muito agradável, com muita comida, bebida e música ao vivo”. Mais de 100 pessoas prestigiaram o evento, entre empregados, aposentados, dependentes, bolsistas, estagiários, colaboradores e amigos.

Houve também o pronunciamento do pesquisador aposentado, Dr. Aluízio Ciriaco, pioneiro no estado de Rondônia e ex-chefe da unidade.  

“Sugiro que a chefia da Embrapa, em conjunto com o SINPAF e AEE promovam mais eventos e que convidem os aposentados. Temos muito a contribuir contando a história e as experiências vividas no desenvolvimento da nossa Embrapa Rondônia”, ressaltou Dr. Aluízio”, ressaltou Dr. Aluizio

 

 

Seção Sindical Concórdia

No dia 1º de maio, a Seção Sindical Concórdia patrocinou um almoço, com música ao vivo, para os filiados em comemoração ao Dia do Trabalhador, na sede da Associação dos Empregados da Embrapa (AEE). Cerca de 300 pessoas, entre filiados e familiares, participaram do evento.

Pela manhã, aconteceram duas partidas de futebol do campeonato interno organizado pela AEE. E para as crianças, foram disponibilizados brinquedos como tobogã, cama elástica e piscina de bolinhas. À tarde, os filiados participaram de ato do coletivo Sindical da CUT no centro de Concórdia.

O evento também contou com a participação do Centro de Diagnósticos em Sanidade Animal (Cedisa), que patrocinou o almoço para os seus colaboradores.

Na imagem, o presidente do SINPAF Concórdia, Edson Somenso (ao microfone), o presidente da AEE, Edio Klein, a chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Janice Zanella, e a responsável pelo Cedisa, Lauren Ventura.

 

 

Histórico da data

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 

 A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

 Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

 Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que a data se tornou oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

 Fonte: site Sua Pesquisa

Leia mais