Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Representante dos Trabalhadores presta informações sobre atuação no CONSAD Codevasf

1 de agosto de 2016
Por: Rogério Rios

O conselheiro representante dos empregados no Conselho de Administração da Codevasf (CONSAD/Codevasf), Antenor Ferreira Leite, divulga, nesta segunda-feira (1ª/8), o relatório das atividades desenvolvidas desde dezembro de 2015.

De acordo com o documento, o representante dos trabalhadores cobrou a necessidade de mais investimentos do Governo Federal para o Programa de Revitalização do São Francisco. “O Rio São Francisco está completamente assoreado e morrendo em boa parte no alto e médio São Francisco e, se o trabalho de revitalização dos seus afluentes e conscientização das populações ribeirinhas não for intensificado, não teremos água necessária para a transposição do rio”, explicou Antenor no relatório.

Outras reivindicações de Antenor foram realização de concurso público para suprir as vagas existentes e a ampliação do quadro funcional da empresa que conta, hoje, com aproximadamente 1.763 empregados. Além de “melhorar ainda mais o atendimento das populações que demandam os trabalhos da Codevasf, atendimento ao PISF e, acompanhamento das demais obras tocadas e acompanhadas pela empresa”, o representante espera que também seja possível “trabalhar um programa de desligamento incentivado (PDI), visando oportunizar aos empregados mais velhos saírem da empresa numa condição mais digna e propiciar a renovação geral do seu quadro funcional, além de minimizar custos para a empresa”.

O representante no CONSAD Também cobrou a reestruturação administrativa da empresa para oportunizar o melhor aproveitamento dos técnicos da nova geração, definir com mais clareza o foco da Codevasf e redefinir seus eixos de ação.

Entre as reuniões do Conselho, o Antenor também cobrou posicionamento da Presidência da Empresa sobre o saldamento da Fundação São Francisco.

Carta de Aracaju

Durante a reunião do Consad realizada em 14 de dezembro de 2015, o conselheiro Antenor Ferreira Leite solicitou ao Presidente da Codevasf na época um posicionamento sobre a “Carta de Aracaju/SE”, entregue ao colegiado no dia 4 de dezembro. Para Antenor, o documento possui “propostas positivas que poderão ser adequadas e contribuir para melhorias na Codevasf”.

Para dúvidas, esclarecimentos, propostas e/ou sugestões que possam ser submetidas ao Conselho de Administração, os trabalhadores podem encaminhar e-mail para antenor.leite@codevasf.gov.br.

Leia mais