Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Plenárias Regionais do SINPAF em 2022 serão virtuais; confira as datas

23 de março de 2022
Por: Rogério Rios

A Diretoria Nacional do SINPAF divulga, nesta quarta-feira, 23 de março, as datas das Plenárias Regionais 2022, que serão realizadas de forma virtual pela primeira vez na história do Sindicato. A decisão foi tomada pela diretoria nacional, com prudência e precaução, devido à instabilidade da situação do Coronavírus no Brasil.

Veja as datas abaixo:

Os eventos não ocorrem desde 2020, quando foi necessário suspender a realização, devido à chegada do vírus ao Brasil e às medidas protetivas impostas por lei, que definiam, entre outras coisas, lockdown, suspensão de voos e impedimento de aglomeração. Medidas essas que o Sindicato também aderiu e sempre incentivou em proteção à saúde e à vida das trabalhadoras e dos trabalhadores.

No começo deste ano, a Diretoria Nacional suspendeu novamente os eventos presenciais devido a uma onda de contágios pela variante Ômicron da Covid-19, quando tudo já estava organizado para as Plenárias Regionais Norte e Sul, inclusive com salão e hospedagens reservados.

O problema é que a doença mantem números pouco menores do que no começo da pandemia no país, mas não menos assustadores. Em 30 de abril de 2020, por exemplo, o Brasil ultrapassou a China – até então epicentro da pandemia – e chegou a 435 vítimas fatais da doença em 24 horas. Agora, no que chamam de uma fase “mais branda da doença”, o país registrou 410 mortes por Covid somente nesta terça-feira, 22 de março.

Mesmo com a maior parte da população vacinada, em meio a uma categoria que possuiu pessoas com variadas comorbidades, também seria contrassenso realizar qualquer evento, quando o próprio Sindicato garantiu e mantem, por decisão judicial, o afastamento destes/as trabalhadores/as de suas atividades presenciais.

Com todas as incertezas que a doença ainda promove, não há como prever, assim como ocorreu no começo do ano, que a estabilidade no número de contaminados e mortes mantenham-se ou se terão novas ondas de variantes. Toda essa situação também impacta na estrutura organizacional (voos, hospedagem etc), para realização de eventos presenciais.

Foi preciso avaliar, inclusive, os cuidados e proteção à saúde da equipe de suporte técnico do Sindicato, que precisaria deslocar-se entre regiões de diferentes realidades, estando suscetíveis a todos os riscos inerentes à doença.

Além de tudo, as Plenárias Regionais e Nacional precisam ocorrer dentro dos prazos previstos no estatuto do SINPAF, pois em setembro de 2022 ocorrem as eleições para a Diretoria Nacional do período 2022-2025.

Por fim, as Plenárias Regionais tomaram uma nova roupagem e foram adaptadas para o formato virtual, com todo amparo técnico e legal baseado no Estatuto do SINPAF. Na nova sistemática, os delegados, que foram eleitos pela categoria em dezembro de 2021, terão acesso aos links de acesso e votação das deliberações por meio do sistema Vota Bem, que já tem sido utilizado pela DN e pelas Seções Sindicais para seus pleitos eleitorais, deliberações e assembleias.

Quanto à Plenária Nacional do SINPAF, devido a sua realização ainda possuir um prazo de pelo menos 60 dias, há o indicativo para que ocorra de forma presencial, em Brasília-DF, com data ainda a ser definida, pois dependerá das circunstâncias da pandemia apresentadas no Brasil dentro desse prazo. 

 

Leia mais