Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Plenária Centro-Oeste destaca a luta das mulheres e anuncia live no 8 de março

5 de março de 2023
Por: Camila Bordinha

A participação das mulheres na luta sindical e nas empresas da base do SINPAF ganhou destaque nos dois dias de realização da 25ª Plenária Regional Centro-Oeste, no sábado e domingo (4 e 5 de março). Com o tema “Mulher: resistência, luta e reconstrução”, a Diretoria de Políticas Sociais e Cidadania, em parceria com a Diretoria Regional do SINPAF, iniciou as ações do mês de Luta das Mulheres.

À frente da pasta, Franciana Belaver anunciou a realização de uma live no Dia Internacional das Mulheres (8 de março) às 14h. A transmissão será ao vivo pela TV SINPAF e pelo Facebook da Diretoria Nacional, com a apresentação do tema “Experiências e Perspectivas de Mulheres Ativistas”, pela professora e pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFP), Bárbara Dias, e pela pesquisadora e ativista do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Justina Cima. A mediação ficará por conta da diretora Regional Norte, Michelliny Pinheiro, com a coordenação da diretora suplente de Políticas Sociais e Cidadania, Ilmarina Menezes.

Na apresentação, Franciana Belaver relatou seu ingresso no sindicato, convidada por uma outra mulher, e os espaços abertos por homens, essenciais para que se mantivesse atuante no SINPAF. “Foram pessoas que me empoderaram e disseram que eu era capaz. E esse deve ser o nosso papel, voltados para a nossa base. Ouçam as mulheres, tragam elas,” orientou Franciana.

A diretora também informou que o mês de março terá um planejamento especial da pasta voltado para as mulheres, com ações que serão divulgadas ao longo do mês.  

ESPAÇOS DE FALA

No sábado, a Plenária realizou uma prática performativa originária do Movimento Sem Terra (MST), chamada Mística das Mulheres, que acolheu as participantes do evento para marcar a importância do papel delas na luta política e no movimento sindical.

E, no domingo, a delegada da Seção Sindical Cerrados, Alessandra Rivera, promoveu um momento de reflexão no qual mulheres contaram a realidade delas no ambiente de trabalho da Embrapa, seus desejos de melhoria e as possibilidades de transformação dessa realidade. Cerca de 10 mulheres, entre delegadas e convidadas, relataram suas experiências.

Ao final, ficou encaminhado que esse exercício deverá ser realizado em cada unidade, com o intuito de validar e ampliar o diagnóstico da realidade, do desejo e das propostas de transformação. O resultado deverá ser encaminhado para o respectivo diretor ou diretora regional, que deverá compilar os diagnósticos e apresentar no Congresso Nacional do SINPAF.

Outro encaminhamento gerado a partir dos espaços de discussão sobre a luta das mulheres nas empresas da base e no sindicato foi a criação de um Coletivo de Mulheres do SINPAF.

Assista ao vídeo especial sobre as ações da 25ª Plenária Centro-Oeste pela luta das mulheres.

Leia mais